quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Aspectos do Romance (2004)

Conseguir esta edição de 2004 de Aspectos do Romance, publicada pela editora Globo, parecia algo bem distante e improvável até junho deste ano, quando me deparei com duas ofertas do livro na Estante Virtual. Imediatamente tratei de adquirir um dos exemplares, se aproximando assim de completar minha coleção - que seria fechada apenas com Aspectos do Romance (1969). Paguei R$ 57,93, com frete incluso.

Esta edição de 2004 traz a tradução de Sergio Alcides pela primeira vez. Os seus conteúdos adicionais são uma introdução do organizador Oliver Stallybrass, nota do tradutor, nota do autor, quatro apêndices (Trechos do Livro dos Lugares-Comuns de Forster, A Fábrica da Ficção, Materiais e Métodos da Ficção e A Arte da Ficção) e índice anotado. 

Um fato curioso é que apesar de indicar a existência de um prefácio assinado por Luiz Ruffato, esse texto não consta no livro. Repare que o prefácio é citado na folha de rosto e na segunda orelha, mas não no sumário. Em "compensação", esta edição tem a contracapa mais bela entre todos os livros de Forster lançados no Brasil, visto que é toda preenchida pela célebre fotografia tirada por Edward Leigh em 1915. Já a capa traz detalhe de uma pintura intitulada The New Novel (1877), de Winslow Homer. 

Em 2005, a Globo publicaria uma nova edição de Aspectos do Romance que, na verdade, é praticamente idêntica à esta de 2004. As únicas diferenças são a capa, contracapa e a existência do citado prefácio de Ruffato, que agora sim faz parte do livro. 

Este exemplar adquirido é o que contém mais grifos e anotações entre todos da minha coleção, mas não encaro isso como um problema. Mostra que o livro foi bem aproveitado e estudado pelo dono ou dona anterior. 









































0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.