sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Lendo Aspectos do Romance VII

No antepenúltimo post da série, destaco dois trechos da Parte VII - Profecia

"Devemos prestar atenção ao estado de ânimo do romancista e às próprias palavras que ele usa; devemos negligenciar, tanto quanto possível, os problemas de senso comum. [...] Antes de o condenarmos por afetação e distorção devemos perceber seu ponto de vista. [...] Nós só vemos o que ele não está focando - o que está focando, não vemos - e, na nossa cegueira, rimo-nos dele". (pág. 116)
"Dissera que cada aspecto do romance requer uma qualidade diferente do leitor. Bem, o aspecto profético requer duas qualidades: humildade e a suspensão do sense of humour. A humildade é uma qualidade para a qual tenho apenas uma admiração limitada. Em muitas fases da vida é um grande equívoco e degenera em atitude defensiva ou hipocrisia. Mas a humildade cabe exatamente agora. Sem sua ajuda não ouviremos a voz do profeta, e nossos olhos contemplarão uma figura burlesca, em lugar de sua glorificação. E o sense of humour está agora fora de lugar: este estimável acessório do homem educado deve ser posto de lado. Como as crianças na Bíblia, não se pode deixar de rir de um profeta - sua cabeça calva é tão absurda! - mas, se pudermos dispensar o riso, perceberemos que não tem nenhum valor crítico e é simples alimento para pessoas vulgares." (pág. 116)

 A tradução é de Maria Helena Martins, publicada pela editora Globo em 1998. 


                                     Lendo Aspectos do Romance - Parte II;
                                     Lendo Aspectos do Romance - Parte III;
                                     Lendo Aspectos do Romance - Parte IV;
                                     Lendo Aspectos do Romance - Parte V;
                                     Lendo Aspectos do Romance - Parte VI.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.