Na tarde de hoje, a partir das 15h, o grupo de pesquisa Literatura e Utopia vai promover uma mesa-redonda virtual com o tema Distopias. O conto The Machine Stops será abordado logo no início pelo professor de Língua Inglesa e Literatura, Helvio Moraes. Autor do artigo Uma leitura de The Machine Stops, a distopia tecnológica de E. M. Forster, Helvio Moraes também já traduziu dois trabalhos de Forster: o conto The Celestial Omnibus (com Autajan Geocasta de Araújo Carvalho) e o ensaio What I Believe. Ele também será o responsável por mediar a mesa-redonda.
Criado há 20 anos, o grupo de pesquisa Literatura e Utopia é integrado por professores, pesquisadores e alunos de graduação, mestrado e doutorado das Universidades Federais de Alagoas e de Pernambuco, da UERJ e da FIOCRUZ. A mesa-redonda de hoje integra o VI Colóquio Literatura e Utopia, que neste ano também comemora o aniversário do grupo.
Mesa-redonda 2: DistopiasMediação: Helvio Moraes (Unemat)A Crise do Humanismo em “The Machine Stops”, de E. M. ForsterHelvio Moraes (Unemat)Omelas e as Fronteiras da Utopia e da Distopia de Ursula Le GuinEvanir Pavloski (UEPG)Apocalipse, Cli-fi e Distopia: ReflexõesSuênio Stevenson (UFCG)Entre Estilhaços e Memórias: uma Perspectiva Distópica na Travessia de Samar YazbekCleusa Maurício Barbosa (Ifal)Memória e Nostalgia na Construção de uma Distopia no Romance Tupinilândia, de Samir Machado de MachadoPedro Fortunato (Ufal)
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.