sábado, 5 de dezembro de 2020

Um novo Maurice? Quase...

Aconteceu em maio, mas como ficou restrito ao Twitter, creio que muitos não ficaram sabendo do fato. Em seu perfil, o diretor britânico Francis Lee revelou que quase dirigiu uma nova adaptação de Maurice para a TV, mas que, infelizmente, o projeto não teve êxito. 

Tudo começou quando o diretor comentou um retweet em que o ator Josh Connor elogiava A Room with a View (1985). Josh interpretou um dos protagonistas do filme mais celebrado de Lee até o momento, o excelente God's Own Country (2017). O diretor comentou o seguinte:


"É um encanto, não? Todas as damas e Rupert Graves. DDL [Daniel Day-Lewis] é incrível. Eu sou um grande fã de Howards End e Maurice também (quase fiz Maurice para a TV no ano passado, mas infelizmente o agente do patrimônio de EMF [E. M. Forster] era um estúpido)."


Ao receber várias respostas de pessoas lamentando o fato, o diretor complementou:

"Eu fiquei absolutamente deprimido. Chegamos ao fim de todas as negociações de direitos quando, do nada, o agente anunciou que os havia vendido para outra pessoa. Eu sinto muito."


Também sentimos bastante. Dada a maestria com que dirigiu God's Own Country, pode-se afirmar que Lee seria um diretor mais que apropriado para dirigir uma adaptação de Maurice. Toda a sua sensibilidade a serviço da obra de Forster só poderia resultar em uma produção digna e notável. Fica a dúvida se seria um filme para TV ou uma minissérie. Só de pensar em termos um dia uma minissérie de Maurice já fico deslumbrado. 

Agora nos resta esperar e torcer para que a tal pessoa que comprou os direitos da obra realmente leve o projeto adiante. Assim, finalmente teremos uma nova adaptação desse livro póstumo de Forster, que foi para as telas pela primeira e única vez há 33 anos. Sim, lá se vão 33 anos do filme de James Ivory

Em tempo: Francis Lee está com um novo filme em cinemas selecionados e streaming. É o excelente Ammonite, com Kate Winslet e Saoirse Ronan.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.