Where Angels Fear to Tread não foi a primeira escolha de título para o romance "primogênito" de E. M. Forster. Como contei no especial dedicado ao livro, quando começou a escrever a obra, o escritor cogitou intitulá-la The Rescue. Contudo, o nome grafado na capa do manuscrito foi Monteriano, a cidade fictícia na região da Toscana onde se passa a maior parte da ação do romance. O título não resistiu às pressões editoriais e comerciais, tendo sido mudado para aquele que conhecemos hoje.
Editoras italianas como Feltrinelli, Newton Compton e Tea Due e francesas como Domaine Étranger e Le Bruit du temps publicaram a obra desta forma. As edições da Feltrinelli e Tea Due deixaram Where Angels Fear to Tread apenas para os subtítulos - em italiano, Dove Gli Angeli Temono Di Metter Piede.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.