terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Placas de E. M. Forster IV

Em janeiro de 1925, antes de se deslocar no condado de Surrey, mudando-se de Harnham, em Weybridge, para West Hackhurst, na vila de Abbinger Hammer, E. M. Forster alugou um apartamento em Londres, no 27 Brunswick Square, distrito de Bloomsbury. Convenientemente perto de vários amigos do Bloomsbury Group, esse pied-à-terre permaneceu como sua base na capital durante cinco anos. 

No final de janeiro de 1930, ele se mudou para o número 26 também de Brunswick Square, onde permaneceu até 1939. Em meados de outubro deste ano, pouco tempo depois do início da Segunda Guerra Mundial, o escritor se transferiu para um apartamento em 9 Arlington Park Mansions, em Chiswick, Londres, que usaria com frequência até sua morte em 1970. E finalmente chegamos ao local onde encontramos a placa do post de hoje de nossa série.


E. M. FORSTER
1879-1970
Romancista viveu aqui

A placa foi erigida em 1983 pelo Greater London Council. Fabricada em aço esmaltado, tem apenas 30,5 cm de diâmetro e foi especialmente encomendada para caber no espaço estreito na entrada do edifício. É a única em homenagem a E. M. Forster administrada pela instituição English Heritage, a mais tradicional do ramo no Reino Unido. 

O economista John Ernest Vaizey (1929-1984), o Barão Vaizey, foi o grande incentivador da colocação da placa. Residente de Chiswick, ele chegou a conhecer E. M. Forster e posteriormente descobriu através da biografia escrita por P. N. Furbank, E. M. Forster: A Life (1977), que o escritor havia morado lá. O barão então se dedicou a viabilizar esse registro oficial junto ao Greater London Council e à English Heritage, o que aconteceu um ano antes de sua morte. 

A historiadora de arte, Marina Vaizey, viúva do barão, vive em Chiswick há muitos anos e também conheceu Forster. Ao site Chiswick Book Festival, Marina contou algumas curiosidades: 

"Íamos dar uma festa para comemorar [a inaguração da placa], porém nunca chegamos a fazer isso... mas fazer a lista de convidados foi divertido, embora nunca tenhamos feito a festa! Deve ter sido há mais de 40 anos, quando a grande biografia foi publicada, e estávamos morando em Heathfield Terrace.

Tomei chá com Forster no King's em 1955 ou 1959! Lembro-me dos quartos um tanto desolados, mas com uma vista soberba dos Backs para o [rio] Cam. Ele era discretamente cortês e meticuloso, embora devesse estar farto de ver pessoas aparecendo para prestar uma espécie de homenagem. Forster morreu em 1970. Eu sei que ele parecia imensamente velho! E claro que agora sou uma octogenária…"


página dedicada à placa no site da English Heritage informa que Forster se mudou para Arlington Park Mansions em parte para escapar do centro de Londres após a eclosão da Segunda Guerra Mundial e em parte para ficar mais perto de seu amante Bob Buckingham, que vivia no distrito de Shepherd's Bush com sua esposa, May. O bloco foi construído em 1905 e do seu apartamento, no último andar, Forster podia apreciar uma bela vista de Turnham Green, um parque público situado logo à frente. 

Ainda segundo o site, mesmo depois de eleito Fellow do King's College, em Cambridge, Forster continuou passando um ou dois dias por semana em Londres, invariavelmente viajando de ônibus e trem com sua pequena bolsa Gladstone, pois considerava os táxis uma "extravagância vulgar". Ele manteve o apartamento em Arlington Park Mansions como um pied-à-terre até sua morte. 


Veja também: Placas de E. M. Forster I ;
                            Placas de E. M. Forster II;

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.