segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Atores e atrizes recorrentes VIII

Em 2018, publiquei uma série de sete posts sobre os atores e atrizes recorrentes em filmes baseados em obras de E. M. Forster. Comecei com a recordista Helena Bonham Carter, que participou de quatro produções, e encerrei com Judy Davis, que esteve em duas. Recentemente, enquanto produzia o vídeo com o antes e depois do elenco de Maurice (1987), percebi que pelos menos três atores ficaram de fora da lista e por isso estou retomando esta série, que ficará em aberto caso identifique mais algum exemplo de ator ou atriz recorrente em adaptações forsterianas. Desta vez, os três atores destacados são intérpretes de personagens secundários. 

Comecemos com um ator que, num período de três anos, esteve em duas destas adaptações. 

Patrick Godfrey 


Dono de extenso currículo no cinema, este consagrado ator esteve em A Room with a View no ano de 1985. Godfrey deu vida ao reverendo Cuthbert Eager, um ingês residente em Florença. Tradicionalista, rude e austero, o capelão aparece pela primeira vez dando uma palestra na igreja de Santa Croce, onde é interrompido pelo Sr. Emerson (Denholm Elliott). Posteriormente, o detestável reverendo perpetua o falso boato de que o Sr. Emerson assassinou a esposa, porém isto não é mostrado no filme. 

É durante uma excursão pelos arredores de Florença, organizada por Mr. Eager, que acontecem duas cenas de destaque, presentes tanto no livro quanto no filme. Na primeira, o clérigo se mostra um genuíno estraga-prazeres ao arruinar a diversão de Faetonte (Luca Rossi) e Perséfone (Isabella Celani) na carruagem rumo às colinas. Na segunda cena, George Emerson (Julian Sands) rouba um beijo de Lucy Honeychurch (Helena Bonham Carter) pela primeira vez. 



Em 1987, Patrick Godfrey interpretou Simcox na adaptação de Maurice. Mordomo de Pendersleigh (Penge no livro), a casa dos Durham, Simcox adquire maior relevância no filme, visto que é retratado como um empregado que claramente suspeita da verdadeira natureza do relacionamento de Clive e Maurice. No livro, ele é um simples criado que atende Maurice durante sua estada em Penge. No capítulo 40, após receber uma carta de Scudder, Maurice chega a imaginar que o guarda-caças e o mordomo são aliados numa tentativa de incriminá-lo ou chantageá-lo, mas não passa disso. No filme, é Simcox que, com um olhar de surpresa e reprovação, vê Maurice e Clive abraçados enquanto passa de bicicleta em frente à Goblin House (A Casa do Duende). 


É curioso notar que, em ambos os filmes, os personagens de Patrick Godfrey podem ser considerados inimigos do amor. Enquanto em A Room with a View, isso é simbolizado pelo momento em que Mr. Eager efetivamente atrapalha um momento de troca de carícias entre Faetonte e Perséfone, em Maurice, o seu personagem não tem a autoridade para confrontar o patrão e o protagonista, mas mesmo assim provoca apreensão e inquietude com sua postura maliciosa em relação ao casal. 

Imagens: Capturas de tela do acervo do blog.

                              Atores e atrizes recorrentes II - James Wilby;
                              Atores e atrizes recorrentes III - Rupert Graves;
                              Atores e atrizes recorrentes IV - Simon Callow;
                              Atores e atrizes recorrentes V- Denholm Elliott;
                              Atores e atrizes recorrentes VI - Mark Tandy;
                              Atores e atrizes recorrentes VII - Judy Davis.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.