quarta-feira, 28 de março de 2018

Atores e atrizes recorrentes II

O segundo post da série sobre elenco recorrente em adaptações cinematográficas dos livros de E. M. Forster traz um ator britânico que marcou presença em três filmes. 
James Wilby

Arrisco dizer que você não sabia dessa. Só recentemente, tomei conhecimento dessa aparição relâmpago de James Wilby em A Room With a View (1985). Sim, dois anos antes de se tornar o nosso eterno Maurice, Wilby fez esta rápida participação de 16 segundos, sem falas e que passa praticamente despercebida. Ela acontece no segmento "In Mrs. Vyse's well- appointed home" (No lar bem mobiliado da senhora Vyse), que se passa em Londres. Wilby é um dos convidados de uma recepção na casa da mãe de Cecil Vyse e assiste Lucy Honeychurch (Helena Bonham Carter) tocando Schubert ao piano. A brevíssima participação não foi creditada.



Em Maurice (1987), Wilby interpretou o personagem mais conhecido de toda sua carreira. Porém, o ator não foi a primeira opção para o papel do protagonista do filme. Julian Sands, o George Emerson de A Room with a View (1985), quase interpretou Maurice Hall, mas acabou desligando-se do projeto. Com a saída de Sands, o diretor James Ivory considerou dois atores desconhecidos para o papel principal: James Wilby e Julian Wadham


Informações de bastidores dão conta de que a cor dos cabelos de Wilby foi o detalhe crucial para que ele fosse o escolhido, já que Ivory preferia um ator loiro para contracenar com Hugh Grant (Clive Durham), que tem cabelos escuros e já estava escalado. Caso o diretor tivesse seguido à risca o livro, Wilby não teria conseguido o papel, pois na obra de Forster, Maurice Hall tem cabelos negros. Para Julian Wadham foi designado o pequeno papel de Hull, parceiro de Maurice na Hull & Hall Corretores. Uma curiosidade adicional é que James Wilby também chegou a fazer uma audição para o papel de Archie London (cunhado de Clive Durham), que acabou ficando com Michael Jenn

Em entrevista para o site Los Angeles Times, no ano passado, Wilby declarou: "Eu nem pisquei [sobre aceitar o papel]. Foi uma grande chance para mim como ator. Esses rapazes [Ismail Merchant e James Ivory] estavam fazendo grandes filmes e, de repente, eu sou o ator principal de seu próximo longa. Foi um sonho se tornando realidade". 


Em 1992, James Wilby interpretou Charles Wilcox em Howards End, também dirigido por James Ivory. Desta vez, o ator recebeu a missão de dar vida a um personagem bem diferente de Maurice. O filho dos Wilcox é prepotente, estúpido e acaba se revelando também um criminoso. Com sua atuação, Wilby entregou mais uma vez um competente trabalho. 



Imagens: Capturas de tela do acervo do blog.

Veja também: Atores e atrizes recorrentes I - Helena Bonham Carter.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.