quinta-feira, 12 de abril de 2018

Atores e atrizes recorrentes IV

O ator inglês destacado no post de hoje de nossa série é um artista multitalentoso. Ele também é músico, escritor e diretor de teatro. No universo das adaptações de livros de E. M. Forster para o cinema, este ator marcou presença em três filmes. 
Simon Callow

A primeira adaptação é exatamente aquela que proporcionou o papel de maior evidência. Em A Room with a View (1985), Simon Callow interpreta o Reverendo Mr. Beebe. Simpático, o clérigo é talvez o único personagem capaz de se mover sem dificuldade entre as diferentes situações sociais presentes no enredo, o que oportuniza um considerável número de aparições ao longo do filme. 



Em Maurice (1987), Callow aparece logo na primeira cena. Ele é Mr. Ducie, professor e assistente sênior da escola do senhor Abrahams. Descrito no livro como "um homem capaz, ortodoxo", Mr. Ducie conversa com o pequeno Maurice (Orlando Wells) sobre o sexo, à margem do oceano. Como não lembrar de sua malfadada tentativa de ilustrar o tema através de desenhos traçados na areia da praia com seu guarda-chuva? O personagem aparece neste início e somente em outra cena mais próxima do fim, quando reconhece Maurice, já adulto, no Museu Britânico e este o ludibria ao dizer que se chama Scudder. 



Howards End (1992) conta com a mais breve participação de Callow em adaptações de Forster. Tão breve que nem sequer foi creditada. Seu personagem é um pianista e conferencista sobre música, que se apresenta no Queen's Hall, "a mais deprimente sala de concertos de Londres", conforme afirma o narrador do livro. No decurso da palestra Music and Meaning (Música e Significado), o musicista toca a Quinta Sinfonia de Beethoven e posteriormente diz algumas palavras sobre a obra musical. 



Imagens: Capturas de tela do acervo do blog.

                              Atores e atrizes recorrentes II - James Wilby;
                              Atores e atrizes recorrentes III - Rupert Graves;

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.