O site UOL publicou uma matéria sobre o potencial ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado deste ano, James Ivory. Na noite do próximo domingo, o diretor de três filmes baseados em obras de E. M. Forster pode se tornar a pessoa mais velha a conquistar o maior prêmio do cinema mundial. Ivory tem 89 anos e recebeu uma indicação pelo roteiro do filme Call Me by Your Name (Me Chame Pelo Seu Nome, 2017).
Após citar Maurice (1987) - "um ícone para uma geração [gay] ainda presa ao armário" - a matéria faz referência a A Room with a View (1985):
O filme mais famoso da Merchant Ivory, no entanto, não traz uma relação homossexual, embora guarde suas semelhanças com “Me Chame pelo Seu Nome”. Também dirigido por James Ivory, “Uma Janela para o Amor” (1985) narra a história de uma inglesa da era eduardiana (Helena Bonham Carter) que se envolve com um jovem aventureiro (Denholm Elliott)(sic). Eles se encontram, não por acaso, na Itália, um lugar especial no coração do diretor. A trama foi bem de crítica e bilheteria, vencendo três Oscars (roteiro adaptado, direção de arte e figurino).
“Esse filme mudou nossas vidas. É uma história encantadora rodada em um lindo lugar, da mesma forma que ‘Me Chame pelo Seu Nome’. Acho que esses dois filmes são praticamente gêmeos, em termos de apelo ao público”, entende James Ivory, que chega aos 90 anos em junho e não quer nem saber de aposentadoria.
O redator comete um equívoco ao afirmar que o ator Denholm Elliott interpretou o par romântico da personagem de Helena Bonham Carter. Na verdade, ele interpreta o pai deste personagem, que por sua vez foi representado por Julian Sands.
Confira a matéria completa: Quem é James Ivory, que pode ser a pessoa mais velha a ganhar um Oscar.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.