sexta-feira, 2 de março de 2018

Filmes no Oscar - Parte II

A Passage to India (1984) foi o filme baseado em uma obra de E. M. Forster que recebeu mais indicações ao Oscar, mas quando se fala em vitórias na premiação, o longa fica atrás de A Room with a View (1985)de James Ivory. Esta primorosa produção foi indicada em oito categorias e triunfou em três delas. Primeiramente, vamos às conquistas dos troféus. 

A roteirista Ruth Prawer Jhabvala foi laureada com o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Colaboradora de longa data da Merchant Ivory Productions, Jhabvala ganharia seu segundo Oscar cinco anos depois, por outro filme também baseado em uma obra de Forster, porém, isso é assunto para o próximo post desta série. Muito tímida e reclusa, a roteirista não esteve no Dorothy Chandler Pavilion, em Los Angeles, para presenciar a efusiva reação à sua vitória e receber sua estatueta. O prêmio, então, foi entregue pela atriz Shirley MacLaine nas mãos do diretor do filme, James Ivory. Em seu breve discurso, ele citou Forster: 
"Eu sei que ela [Ruth] gostaria que eu saudasse E. M. Forster por suas ideias e palavras. Muito obrigado".

vídeo por Oscars.

A Room with a View também venceu na categoria Melhor Direção de Arte. O prêmio foi para os profissionais Gianni Quaranta, Brian Ackland-Snow, Brian Savegar e Elio Altamura.

vídeo por Oscars.

Os figurinos esmerados tiveram seu justo reconhecimento na premiação. Os figurinistas John Bright e Jenny Beavan estiveram no palco para receber suas estatuetas.

vídeo por Oscars.

Além de faturar três Oscars, o filme recebeu outras cinco indicações, incluindo as mais que merecidas nomeações de Maggie Smith e Denholm Elliott nas categorias de melhores atores coadjuvantes. 


Lembrando que, neste ano, James Ivory foi novamente indicado ao prêmio. Desta vez na categoria Melhor Roteiro Adaptado, por Call Me by Your Name (Me Chame Pelo Seu Nome, 2017). 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.