No próximo domingo, 04, em Los Angeles, acontece a 90ª cerimônia do Oscar. Entrando no clima da premiação, durante esta semana será publicada uma pequena série de posts sobre os filmes baseados em obras de E. M. Forster que foram indicados ao mais importante prêmio do cinema mundial. No total, foram 29 nomeações, com oito vitórias. O filme com mais indicações foi A Passage to India, de 1984. É ele o destaque do post de hoje.
O longa, dirigido por David Lean, recebeu 11 indicações e faturou duas estatuetas. Peggy Ashcroft, que interpretou Mrs. Moore, foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. A atriz não compareceu à cerimônia e sua estatueta foi recebida pela amiga de longa data, Angela Lansbury.
A poderosa trilha sonora do longa também faturou um Oscar. O compositor francês Maurice Jarre recebeu a estatueta das mãos de um jovem Jeff Bridges.
vídeo por Oscars.
- Melhor Atriz, para Judy Davis (Adela Quested);
- Melhor Diretor, para David Lean;
- Melhor Roteiro Adaptado, para David Lean;
- Melhor Fotografia, para Ernest Day;
- Melhor Direção de Arte, para John Box e Hugh Scaife;
- Melhor Figurino, para Judy Moorcroft;
- Melhor Mixagem de Som, para Graham V. Hartstone, Nicolas Le Messurier, Michael A. Carter e John W. Mitchell;
- Melhor Edição, para David Lean (o vídeo desta categoria não está disponível no YouTube).
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.