Foto: Jude Edginton/Contour.
A jornalista Hadley Freeman, do The Guardian, está fazendo uma série de entrevistas com personalidades que estão se aproximando dos 100 anos de idade e James Ivory, com 93, teve uma conversa bastante honesta e instigante com ela.
Entre os assuntos abordados na entrevista estão as suas ocupações atuais, seu relacionamento de 44 anos com Ismail Merchant e seu novo livro Solid Ivory, que será publicado na próxima terça-feira pela Corsair. Essa obra reúne memórias mais focadas em sua vida e relacionamentos pessoais do que em sua carreira de cineasta e os filmes que realizou.
Destaco aqui um trecho da entrevista sobre a recepção crítica aos seus filmes, com menção especial a Maurice (1987):
"Os filmes Merchant Ivory tiveram um sucesso fenomenal, especialmente a partir dos anos 1980 com as adaptações de E. M. Forster, ganhando sete Oscars entre eles; O próprio Ivory foi indicado três vezes antes de vencer em 2018. [...]E, no entanto, permanece um certo desprezo em torno dos filmes de Merchant Ivory, uma atitude de que eles são 'apenas' dramas de época. Pergunto a Ivory se ele sente que não recebe o respeito que outro diretor de sucesso semelhante teria. 'Um pouco. Sim. Irritava-me muito quando os críticos de cinema ingleses reduziam [os filmes] aos interiores, à cultura. Quando Maurice foi lançado, não havia um único crítico inglês que o elogiasse de todo o coração, embora todos fossem gays. É chocante relembrar'".
A publicação também traz breves depoimentos elogiosos de Helena Bonham Carter e Samuel West sobre o diretor. Confira a entrevista completa no link abaixo e, se você já admirava James Ivory, saiba que muito provavelmente vai admirar ainda mais esse grande profissional do cinema.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.