terça-feira, 2 de novembro de 2021

Solid Ivory, por James Ivory

Capa da edição publicada no Reino Unido pela Corsair, do grupo Hachette.


No post anterior fiz breve menção a Solid Ivory, livro de memórias do cineasta James Ivory, que está sendo lançado exatamente hoje. Com esta obra, editada por Peter Cameron, o diretor responsável por três adaptações cinematográficas das obras de E. M. Forster nos deixa conhecer mais sobre a sua trajetória de 93 anos de vida. 


“Este não é um livro de filme. Estas são apenas memórias de todos os tipos de coisas que não têm nada a ver com filmes".


Dessa forma, não esperemos muitos detalhes sobre a produção de A Room with a View (1985), Maurice (1987) e Howards End (1992), mas sim da esfera privada de sua vida. A sinopse do livro até parece sugerir o contrário, mas obviamente as palavras do próprio Ivory são as mais confiáveis.


As irreverentes e brilhantes memórias do lendário cineasta James Ivory.

Em Solid Ivory, um mosaico cuidadosamente elaborado de memórias, retratos e reflexões, o cineasta vencedor do Oscar James Ivory, parceiro da lendária Merchant Ivory Productions e diretor de A Room with a View, Howards End, Maurice e The Remains of the Day, conta histórias de sua notável vida e carreira como um dos diretores mais influentes de seu tempo. Às vezes, ele toca em seus casos amorosos, olhando para trás com serenidade e com uma franqueza inesperada.

Desde o primeiro encontro com seu colaborador e parceiro de vida, Ismail Merchant, no Consulado da Índia em Nova York até a conquista de um Oscar aos 89 anos por Call Me by Your Name; desde ver seu primeiro filme aos cinco anos em Klamath Falls, Oregon, às memórias de Satyajit Ray, Jean Renoir, a crítica de cinema da revista The New Yorker Pauline Kael (sua inimiga de longa data), Vanessa Redgrave, J. D. Salinger, George Cukor, Kenneth Clark, Bruce Chatwin, Ruth Prawer Jhabvala e Merchant, Ivory escreve com fluência invariável, sagacidade e percepção sobre o que o tornou quem ele é e como ele fez os filmes pelos quais ele é conhecido e amado.

Solid Ivory, editado por Peter Cameron, é um retrato totalmente vitorioso de uma vida extraordinária contada por um contador de histórias incomparável.


A capa da edição lançada nos Estados Unidos pela Farrar, Straus and Giroux, uma divisão da editora Macmillan.


Nossa Lucy Honeychurch de 1985, nossa Caroline Abbott de 1991 e nossa Helen Schlegel de 1992 tem algumas palavras sobre o livro de memórias de seu amigo James Ivory:

"Jim é tão eloquente e elegante com as palavras quanto com a câmera; aqui está quase uma série de contos de sua vida, instantâneos vívidos, contados com um olhar exigente. Cada frase é preenchida com sua cadência irônica, guiada por sua apreciação das coisas belas, divertidas e incomuns. Fazemos o tour de sua vida, que tem um elenco tão fascinante e se passa em locais tão distantes e exóticos quanto seus filmes - exceto com muito mais sexo. Jim está agora em sua nona década, e acredito que seu elixir secreto é uma delícia para a vida - leia e beba!". (Helena Bonham Carter) 




Leitura recomendada: 


0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.