Depois de The Machine Stops, hoje é a vez de Alexandria: A History and a Guide (1922). Nesta obra, Forster não cita diretamente o Brasil, mas sim um determinado personagem histórico ligado ao país. A referência ocorre na segunda parte do livro, Guide, na qual o escritor guia os visitantes por lugares históricos de Alexandria, mais especificamente, na seção V, From the Square to Ramleh.
"Right from Boulevard, in Rue Debbane, is a Greek and Syrian Catholic Church, dedicated to St. Peter. It was built by Count Debbane, a Syrian under Brazilian protection who received his title from the Pope. His family vault extends along the whole length of the Chancel. The scene is of no interest, but typical of the complexities of religion and race at Alexandria.""Logo no Boulevard, na Rue Debbane, fica uma Igreja Católica Grega e Síria, dedicada a São Pedro. Foi construída pelo conde Debbane, um sírio sob proteção brasileira que recebeu o título do Papa. A sua abóbada familiar estende-se por toda a extensão da Capela-Mor. A cena não é interessante, mas é típica das complexidades religiosas e raciais de Alexandria."
Libanês nascido em Sídon, o conde Miguel Debbane (1806-1872) foi cônsul honorário do Brasil em Alexandria. Debbane era amigo do imperador Dom Pedro II, que ordenou a substituição da capela do consulado geral brasileiro por uma igreja católica em 1868. Hoje, o consulado não existe mais, mas a igreja citada por Forster continua de pé e em atividade. A tradicional família Debbane é responsável pelo templo até os dias atuais. Trata-se de uma igreja católica greco-melquita, que utiliza ritos bizantinos em suas missas realizadas em árabe. Foi construída em honra de Dom Pedro II, que a visitou em 1871, e consagrada a São Pedro pelo patriarca de Alexandria.
A Igreja Debbane, em Alexandria. Foto: Voices from Cosmopolitan Alexandria.
Confira também: O Brasil nos livros de Forster - Parte I.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.