O site Film School Rejects publicou um interessante artigo sobre as adaptações de livros para o cinema pela Merchant Ivory Productions, que realizou três filmes baseados em obras de E. M. Forster. Citando Call Me By Your Name (2017), o filme roteririzado por James Ivory e indicado ao Oscar deste ano, a escritora, diretora e atriz Sarah Foulkes reflete sobre as marcas registradas das produções da companhia.
Entre os filmes destacados, estão A Room with a View (1985), Howards End (1992) e Maurice (1987). Abaixo, um trecho em que a articulista fala sobre como as qualidades literárias do escritor se harmonizaram tão bem com a sétima arte.
[...] o seu melhor avanço foi com A Room with a View em 1985, a primeira de suas três adaptações E. M. Forster. [...] A maioria dos filmes Merchant Ivory eram adaptações, incluindo as de Henry James, Kazuo Ishiguro e, mais notavelmente, E. M. Forster. Para entender por que Merchant Ivory era tão hábil em transmitir o melhor dos romances de E. M. Forster, é importante explorar brevemente o que diferenciou o trabalho do escritor. Na verdade, para os leitores e espectadores de hoje em dia, Forster parece ser tão prudente quanto seus contemporâneos eduardianos. Mas em seus cinco romances, ele mostrou uma devoção afiada à libertação sexual e dirigiu-se ao sexo e ao desejo muito abertamente para o seu tempo. De fato, as qualidades que tornaram os romances de E. M. Forster únicos foram as mais traduzíveis na tela. Assim como as novelas de Forster poderiam ampliar a paixão e a ansiedade tácitas de um personagem através da narrativa onisciente, os filmes fizeram o mesmo: focalizando um olhar, um leve golpe de cabelo de um amante. Se os críticos dos filmes pensavam que estavam simplesmente aumentando os sentimentos triviais, então o crítico literário Frank Kermode colocou perfeitamente: "dois beijos roubados são suficientes para sustentar o enredo de A Room with a View".
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.