sábado, 6 de novembro de 2021

Forster retorna a Charleston

Charleston, a antiga casa e estúdio dos pintores Vanessa Bell e Duncan Grant, em East Sussex, foi visitada por E. M. Forster algumas vezes para almoços, jantares, conversas e reuniões do Memoir Club. Agora, em 2021, o escritor simbolicamente retorna à bucólica propriedade através de uma emblemática obra em exposição. 

Trata-se de um retrato pintado por seu amigo Roger Fry em 1911, arrematado por 325 mil libras num leilão da Bonhams, em Londres. No início de julho do ano passado falei sobre esse recorde aqui. O comprador, cujo nome não foi divulgado, compartilhou a obra com a Charleston Trust e o quadro ficará em exibição até 13 de março de 2022.


O retrato está exposto no local conhecido como garden room. | Foto: Twitter Charleston Trust.

A pintura a óleo de 73 x 60 cm é uma das treze obras de arte emprestadas de coleções particulares, que incluem ainda um nu de corpo inteiro assinado por Duncan Grant, um retrato de Vanessa Bell feito pelo artista em seu quarto, além de uma seleção de naturezas-mortas de Bell e Grant. 

Voltando ao retrato de Forster, o escritor o adquiriu por apenas 17 libras durante uma exposição no Alpine Club Gallery, em Londres, em 1912. Naquele mesmo ano, ele presenteou sua amiga e confidente Florence Barger com a obra e, depois disso, o quadro não foi visto pelo público por longos 50 anos. Então, poder apreciá-lo neste outono inglês em Charleston é uma oportunidade formidável.

No meu caso, não tenho como ir à exposição, mas tenho uma miniatura do retrato para chamar de minha:





Leitura recomendada:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.