sábado, 9 de outubro de 2021

The Machine Stops na Radio Times

No início de setembro, finalmente tive o prazer de postar no blog a adaptação The Machine Stops (1966) em vídeo. Hoje é a vez de um material de divulgação do episódio publicado na edição de 29 de setembro de 1966 da quase centenária revista Radio Times. O breve texto anuncia o retorno da série Out of the Unknown, da BBC 2, que havia estreado no ano anterior. The Machine Stops é destacado como o primeiro episódio da segunda temporada. 

Algo que me deixou intrigado é que em nenhum momento é citada a data de exibição do episódio, que foi 06 de outubro de 1966. A única data presente é 29 de setembro de 1966 e o autor do texto afirma que a série retornará naquela noite. Terá sido um equívoco ou o material que obtive está incompleto?

De qualquer forma, seguem abaixo a listagem do episódio na programação, a matéria e sua tradução. 





__________________________

RADIO TIMES   Setembro, 26, 1966

UMA NOVA SÉRIE DE QUINTA-FEIRA

Out of the Unknown


"UM dos sucessos dramáticos da última temporada da BBC-2 foi a série de ficção científica Out of the Unknown. Esta noite a série retorna com uma forte apresentação de abertura, The Machine Stops, uma dramatização de uma história de E. M. Forster pelo diretor de cinema Clive Donner e o estudioso clássico Kenneth Cavander. A produção também tem outras reivindicações de distinção - a aparição de Yvonne Mitchell em um papel central e o fato de Philip Saville (de Exit 19 fame) dirigir.

The Machine Stops é realmente uma visão eduardiana do futuro. (Os cenários e os efeitos especiais nesta produção enfatizam isso ao retratar um conceito muito eduardiano de uma era futura.) Forster viu mais cedo do que muitos escritores de sua época - a longa sombra da era da máquina começando a cair sobre a civilização; normalmente ele estava preocupado com a ameaça aos relacionamentos pessoais. Na peça desta noite, uma mãe, interpretada por Yvonne Mitchell e seu filho (Michael Gothard) lutam para manter seu vínculo natural de amor em um mundo supercivilizado no qual os seres humanos se tornaram tiranizados pelas máquinas.

Esta é apenas a primeira de muitas produções fascinantes e convincentes que você pode ver nesta série. Entre os escritores estão J. B. Priestley (que dramatizou Level 7, um romance de Mordecai Roshwald); Hugh Whitemore, que escreveu uma história de terror original chamada Frankenstein, Mark 2; e Hugh Leonard, que contribui com uma comédia sobre clínicas de rejuvenescimento. Haverá força na performance, bem como na escrita - entre as muitas estrelas que participam da série está Rachel Roberts. Os diretores incluem Alan Cooke, Herbert Wise, George Spenton Foster e Rudolph Cartier."

__________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.