terça-feira, 6 de julho de 2021

Di Canzio lança Alec: A Novel

Já imaginou uma "sequência" de Maurice que se debruça sobre a história de Alec Scudder? O autor estadunidense William di Canzio imaginou e a colocou no papel. Intitulou-a simplesmente de Alec: A Novel e está lançando este seu novo livro hoje.



A obra, publicada pela editora Farrar, Straus & Giroux, integrante da companhia Macmillan, na verdade é mais que uma sequência, pois já começa narrando o nascimento de Alec, ou melhor, David Alexander, que viu o mundo pela primeira vez em novembro de 1993, na aldeia de Osmington em Dorset. A partir daí, a trajetória de vida do filho dos Scudders é deliciosamente contada, se levarmos em consideração trecho do primeiro capítulo disponibilizado no site da Macmillan.

A sinopse é instigante: 

O autor William di Canzio. | Foto: Barbara Elisabeth Walther.

"Alec, de William di Canzio, inspirado em Maurice, o romance secreto de E. M. Forster sobre um feliz caso de amor entre pessoas do mesmo sexo, conta a história de Alec Scudder, o guarda-caças por quem Maurice Hall se apaixona no clássico de Forster, publicado somente após a morte do autor. 

Di Canzio segue sua história desde o fim de Maurice até a linha de frente da batalha na Primeira Guerra Mundial e além. Forster, que tentou escrever um epílogo sobre o futuro de seus personagens, foi frustrado pela mudança radical que a Grande Guerra trouxe para o mundo dos personagens. 

Com a retrospectiva de um século, di Canzio imagina um futuro para eles e um passado para Alec - um jovem aldeão possuidor de uma paixão notável e autoconhecimento.

Alec continua o projeto de Forster de contar histórias que fazem parte de "uma grande história não registrada". O romance de estreia de Di Canzio é uma história de amor de proporções épicas, ao mesmo tempo clássica e audaciosamente nova."




Este é o primeiro romance de Di Canzio, mais conhecido por peças teatrais como Dooley e Johnny Has Gone for a Soldier. Wendy Moffat, autora de A Great Unrecorded History: a New Life of E. M. Forster assevera ter amado a obra: "O hábil entrelaçamento de história queer, ficção queer, biografia queer e imaginação pura me manteve pensativa e aberta a surpresas". Justin Torres, autor de We the Animalsafirma que em Alec: A Novel "encontramos nossos meninos ainda oferecendo lições valiosas, ainda tenros e preocupados e corajosos o suficiente para amar." 
Não há como não ser instigado pelo trecho do primeiro capítulo e pelas avaliações positivas da obra. Assim, Alec: A Novel se junta a Maurice: A New Beginning (e outras) na lista de sequências que tenho vontade de conferir. Falei sobre o livro de Louis R. Spickett no início do ano.



Leituras recomendadas:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.