quinta-feira, 17 de junho de 2021

A arte e a máquina

A artista Deirdre Coffey e sua instalação multimídia. | Foto: Darragh Kane.

Subject to Change (Sujeito à Mudança) é o título da mostra anual do Crawford College of Art and Design, campus da Munster Technological University, em Cork, na Irlanda. A exposição é o ponto culminante da graduação dos estudantes e a primeira vez que muitos deles exibem trabalhos para o público. 

Deirdre Coffey é uma dessas estudantes e sua obra foi inspirada no conto The Machine Stops, de E. M. Forster. Sua instalação multimídia combina escultura de metal com projeção de vídeo e som, gerando um efeito perturbador. É como uma caverna de Platão moderna, onde as sombras de sua multidão de figuras de metal são mais proeminentes do que suas formas.


“The Machine Stops é sobre os humanos no futuro serem todos conectados a uma máquina e se tornarem tão dependentes dela. Minha instalação é sobre a presença cada vez maior da mídia em nossa realidade: basicamente, temos a tecnologia conosco o tempo todo e ela está influenciando nossas mentes. Existem três olhos em cada uma das minhas esculturas; um terceiro olho geralmente representa o insight em um contexto religioso, então eu estava brincando com essa ideia. A ideia é que o insight quase se perde com essa presença autoritária na mídia ”. 


O trabalho de Coffey agradou bastante e foi adquirido para a coleção de arte da Munster Technological University.




Leituras recomendadas:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.