O escritor indiano K. Natwar Singh, em sua coluna no site Sunday Gurdian Live, publicou duas cartas que recebeu de E. M. Forster, a quem conheceu intimamente na Universidade de Cambridge no início dos anos 1950. Logo na introdução, o ex-diplomata, ex-político e ex-ministro do governo indiano demonstra sua reprovação à adaptação de A Passage to India de 1984. Ele a classifica como "extremamente decepcionante" e diz que Forster teria ficado indignado.
Na primeira carta, escrita em Londres e datada de 02 de maio de 1957, Forster cita um boato sobre sua morte que havia circulado por aquela época. O escritor não expressa muito otimismo com a situação do mundo naquele momento e comenta sobre uma futura viagem para a Áustria, com passagem pela Suíça.
Na segunda, o escritor agradece Natwar por um artigo a seu respeito publicado no The Times of India e também fala sobre mais viagens, desta vez para a Itália e França. Esta carta foi escrita em 06 de janeiro de 1961, poucos dias depois do seu aniversário de 82 anos, mostrando mais uma vez que a idade avançada não o impedia de viajar, algo que tanto apreciava.
Confira a publicação na íntegra: Letters from E.M. Forster, por K. Natwar Singh.
Em 1964, Natwar publicou o livro E. M. Forster: A Tribute, que reúne memórias da amizade de ambos e também escritos de Forster relacionados à Índia.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.