sexta-feira, 23 de abril de 2021

DVD Maurice (1987)

Anteontem, o DVD de Passagem para a Índia (1984), hoje o DVD de Maurice (1987). Adquiri este item novo e lacrado na loja The Originals, que aliás recomendo fortemente. O valor pago foi R$ 19,90 (frete grátis). No momento, o DVD não está mais disponível na página da loja



📀 Características gerais

Trata-se de uma edição simples, com disco único, lançada pela distribuidora Cult Classic. O destaque na capa dado a Hugh Grant (Clive Durham) só pode ser explicado pelo fato do ator ser bem mais conhecido que James Wilby, intérprete do personagem-título. Como podemos ver, o nome de James foi deliberadamente ignorado na capa. 

Tanto a imagem de Hugh Grant quanto a de fundo estão excessivamente escurecidas e quase não é possível visualizar o casal Maurice e Clive em frente à Goblin House (A Casa do Duende). A Cult Classic também lançou o filme com uma capa alternativa que traz Maurice e Alec Scudder (Rupert Graves) em um momento romântico. Do mesmo modo, está longe de ser uma capa realmente atrativa, mas é um pouco menos sofrível.



Na contracapa, como habitual, temos a sinopse, informações especiais, dados de elenco e produção, além das especificações técnicas. Aqui, novamente, as imagens são escuras. 



Dentro, não temos propriamente uma arte interna, mas sim publicidade de outros filmes de temática LGBT comercializados pela Cult Classic. Dos filmes promovidos, assisti somente Meu Querido Companheiro (Longtime Companion, 1989), mas pretendo ver os demais. Obviamente, seria mais interessante uma arte interna com imagem de cena do filme, mas é o que temos. 





Confira logo abaixo uma gravação em vídeo do menu principal do DVD e em seguida imagens dos menus de seleção de cenas, configurações de idiomas, legendas e também de extras. 







Quanto à qualidade de imagem do filme, você também pode conferir com seus próprios olhos no vídeo abaixo, gravado diretamente da mídia. Na mesma compra do DVD de Maurice, também adquiri os DVD's de Em Cada Coração uma Saudade (All Mine to Give, 1957) e Cerimônia Secreta (Secret Ceremony, 1968), igualmente lançados pela Cult Classic, e pude perceber que as mídias lançadas pela distribuidora não apresentam boa qualidade de imagem e deixam bastante a desejar. Uma pena.


📀 Especificações Técnicas

Idioma: Inglês (2.0);
Legendas: Inglês, Português;
Formato de tela: Letterbox 1.66:1 (16:9);
Tempo de duração: 140 minutos;
Colorido - NTSC.

Não recomendado para menos de 12 anos
Tema: Drama;
Contém: Linguagem inapropriada, desvio de conduta.


📀 Material Bônus


Os materiais extras disponíveis são uma galeria de fotos, ficha técnica do filme e de outros lançamentos da Cult Classic













📀 Avaliação


Assim como Passagem para a Índia (1984), Maurice não foi lançado em Blu-ray no Brasil e a única alternativa que nos resta no home vídeo nacional é o DVD. Infelizmente, ele não satisfaz as expectativas, principalmente pela qualidade de imagem que deixa a desejar. Não me incomodo com os materiais bônus mais que modestos, mas pelo menos a qualidade de imagem deveria ser razoável. 

É mais um caso em que manterei o DVD apenas como item de coleção na prateleira, visto que não pretendo assistir o filme por ele. Continuarei optando pelo meu arquivo em 1080p que tenho guardado para quando surge aquela vontade de rever esse soberbo longa de James Ivory. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.