segunda-feira, 1 de março de 2021

Um pouco de Maurice em HQ

Uma estudante de arte e redação que adora falar sobre filmes: é assim que Marge, da página MargeMakesComics, se define. Mas ela também adora HQ's e agraciou Maurice com uma pequena história em quadrinhos de sua autoria. Nela, Marge conta brevemente sobre E. M. Forster e a concepção do romance. Confira mais abaixo, com a tradução logo em seguida. 

A página MargeMakesComics está hospedada na plataforma Arts at Michigan, da Universidade de Michigan, campus de Ann Arbor, que busca integrar as artes visuais, performáticas e literárias à experiência de graduação. 


E. M. Forster foi um romancista da era eduardiana famoso por seus romances que criticavam a repressão social e o tratamento das classes mais baixas na sociedade britânica, como "A Room with a View" e "Howards End".

E. M. Forster também era um homem gay que vivia em uma sociedade que criminalizava a homossexualidade e não permitia histórias sobre gays, muito menos histórias sobre gays com finais felizes.

No meio de tudo isso, Forster silenciosamente trabalhou em um livro chamado "Maurice", uma história sobre um homem gay de classe alta (Maurice) que se apaixona pelo melhor amigo e, finalmente, encontra o amor verdadeiro com um humilde jardineiro (Alec Scudder).

Embora Alec e Maurice desistam de suas chances de ter uma vida normal, eles são capazes de viver pacificamente como um casal pelo resto de suas vidas. Forster, na verdade, baseou Alec e Maurice em um casal da vida real: o poeta Edward Carpenter e seu parceiro George Merrill.

E. M. Forster trabalhou quase toda a sua vida no romance, primeiro escrevendo rascunhos em 1913 e depois retornando a ele em 1960, permitindo que fosse publicado em 1971, um ano após sua morte. Forster não viveu para ver o mundo que ele desejava para Maurice e Alec, mas ele tinha esperanças nisso.

"Um final feliz era imperioso. Do contrário, não teria me dado ao trabalho de escrever. Havia decidido que, na literatura ao menos, dois homens poderiam apaixonar-se e continuar apaixonados para a eternidade permitida pela ficção, e, nesse sentido, Maurice e Alec ainda perambulam pelos bosques."

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.