sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Um conto da Era de Ouro

Nosso post de nº 300! ✔ 



O post de hoje na verdade é um resgate de uma notícia que passou despercebida por mim quando foi divulgada alguns meses atrás. Em 01 de outubro de 2020, a Penguin Classics lançou uma coletânea de contos intitulada The Golden Age of British Short Stories 1890-1914, que contém uma das histórias curtas de autoria de E. M. Forster. 

The Celestial Omnibus é um dos 34 contos que integram a obra editada por Philip Hensher, um romancista, crítico e jornalista inglês. Nesta, que já é a terceira antologia organizada por Hensher para a Penguin Books, E. M. Forster está acompanhado por escritores como Rudyard Kipling, Henry James, James Joyce e D. H. Lawrence. 

"Mais ou menos um quarto de século antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial houve um boom extraordinário na popularidade e na qualidade dos contos na Grã-Bretanha. Alimentados por um grande número de leitores de novas revistas e uma competição vigorosa para adquirir novas histórias e desenvolver a carreira de alguns de nossos maiores escritores, esses anos foram aqueles em que a regra prática normal (romances vendem, contos não) foi invertida. Esta foi a era de Sherlock Holmes, das histórias mais famosas de Kipling, de M. R. James, Katherine Mansfield e Dublinenses, de Joyce." (Trecho do texto de apresentação da edição no site da Penguin).


A coletânea recebeu uma bela capa dura com arabescos e também está em disponível em formato digital. The Celestial Omnibus foi publicado pela primeira vez em 1908 na revista Albany Review. Três anos depois, o conto deu título à primeira coleção de histórias curtas de Forster, The Celestial Omnibus and Other Stories, lançada em 11 de maio de 1911 pela editora Sidgwick & Jackson. Aliás, é sempre bom lembrar que esta coletânea possui tradução para o português brasileiro


0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.