Desde o último dia 18 de janeiro, está em pré-venda o livro Do texto ao filme: a temática queer na literatura e no cinema, que contém um artigo que analisa a adaptação de Maurice de 1987, dirigida por James Ivory. Intitulado A importância de ser Wilde: memória literária e cultural na adaptação de Maurice, o texto é assinado por José Ailson Lemos de Souza, Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e traça uma ligação da obra com a condenação do grande escritor Oscar Wilde em 1895. Confira um trecho:
"Em 2018, James Ivory recebeu um Oscar pelo roteiro adaptado de Me Chame pelo seu Nome (2017), adaptado do romance de André Aciman (2007) e dirigido por Luca Guadagnino. Influente diretor, consolidado em décadas anteriores através da companhia Merchant Ivory, James Ivory havia também assinado o roteiro e dirigido Maurice (1987), adaptação do romance homônimo de E. M. Forster (1913/1971). Além do envolvimento de Ivory, essas adaptações têm em comum a grande repercussão cultural provocada principalmente pela projeção, para grandes públicos, de narrativas centradas no despertar amoroso homossexual.[...] Maurice se passa em Londres da primeira década do século XX, perscruta o pardadigma grego, e, curiosamente, o descarta, por focar evidente sua obsolescência diante de um contexto histórico que legalmene instrumentaliza a homofobia, criminalizando práticas sexuais desviantes da heterrosexualidade."
O artigo sobre Maurice integra uma coletânea de artigos assinados por professores e pesquisadores acerca de adaptações cinematográficas de obras literárias com temática queer. Eles analisam os filmes à luz de teorias de gênero, da adaptação, da intermidialidade e da psicanálise. A organização ficou a cargo do Prof. Dr. Fábio Figueiredo Camargo, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e de Luciene Guimarães, doutoranda no programa de Littérature et arts de la scène et de l’écran, pela Université Laval, no Canadá.
A lista inclui filmes de diversos países e culturas, dirigidos por Jean Genet, Todd Haynes, Duncan Tucker, Rob Epstein, Jeffrey Friedman, Carolina Jabor, José Antônio Garcia, Ang Lee e John Trengove. A pré-venda segue até o dia 1° de março, no site da editora O Sexo da Palavra.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.