Não é desta vez que venho postar sobre a aparição de um vídeo de A Room with a View (1973), mas pelo menos agora temos mais alguns conteúdos sobre esta adaptação da BBC. Anteriormente, havia encontrado somente a capa de uma edição da revista Radio Times que trazia Judy Geeson (Lucy Honeychurch) durante as filmagens em Florença, na Itália. Pois dias atrás me deparei com algumas páginas internas da revista e o seu conteúdo é bem interessante.
Além de uma matéria sobre a produção desse episódio da série BBC Play of the Month, a publicação estampa mais fotos de Judy Geeson e ainda de John Sharp (Mr. Emerson) e Charles Gray (Mr. Beebe), todos caracterizados como seus personagens. A matéria assinada por Tim Heald revela os bastidores das filmagens em Florença e a preparação da protagonista para o papel. Temos ainda a listagem do episódio na programação do dia 15 de abril de 1973.
A seguir, confira as três páginas da Radio Times (clique para ampliar) e logo abaixo a tradução da matéria e da listagem. Aproveito para avisar que a página dedicada à adaptação foi atualizada com as novas imagens.
Judy conquistando Florença
|
Judy Geeson (Lucy) em frente a Igreja de Santa Croce. |
Quais são as qualidades necessárias para se fazer uma jovem atriz de cinema de sucesso como Judy Geeson? Tim Heald foi a uma locação em Florença, onde ela estava filmando Play of the Month, e descobriu que, além do trabalho árduo, da boa direção e do que ela chama de 'preparação mental', é preciso um pouco mais...
A Room with a View, Domingo, BBC2, Em Cores
AS COISAS em Boboli Gardens não iam bem. Logo ao lado do Pitti Palace, no final de uma ampla alameda de cascalho, apenas um fino pedaço de barbante separava Judy Geeson e Robert Coote dos transeuntes da tarde em Florença.
Cada vez que o rapaz batia a claquete, as câmeras começavam a rodar e a srta. Geeson e o sr. Coote começavam a falar, suas palavras eram interrompidas pelos turistas da igreja de pé no cascalho ou pelo alegre barulho da família italiana jogando.
"As roupas são extremamente importantes para Lucy."
Em vão o barbante foi movido cada vez mais para baixo no caminho. Em vão uma pessoa suada com um megafone implorou 'Silenzio per favore. Silenzio!'. Em vão o produtor e o diretor gesticulavam, suspiravam e enxugavam suas testas suadas.
A filmagem de A Room with a View de E. M. Forster estava tão atrasada que eles tiveram que trabalhar 15 ou 16 horas por dia. Consegui atrair a Srta. Geeson para um almoço tranquilo. 'Trabalho bastante árduo", admitiu Judy, mas ela estava gostando. Então, embora estivesse com amigos nesta visita, pelo menos, Judy não estava vendo muito da cidade - ao contrário da personagem que interpreta, Lucy Honeychurch, que é um turista infatigável.
|
John Sharp (Mr. Emerson) e Judy Geeson (Lucy). |
Judy se preparou muito bem para o papel. Primeiro ela leu o roteiro, que achou 'lindo'. Então leu o livro, duas vezes. Em seguida, passou muito tempo com a figurinista, Dorothea Wallace. Em seguida, ela e o diretor, Donald McWhinnie, passaram horas explorando Lucy para ver o que a fazia funcionar. Discutir suas atitudes para com todos e depois juntar todos os fios para tornar a personagem realmente forte.
"Ela está em transição de criança para jovem."
A abordagem minuciosamente detalhada de Judy talvez tenha encontrado expressão máxima em sua recente passagem pelo The Open Space interpretando Desdêmona na versão de Othello de Charles Marowitz.
'Eu gostei de fazer isso mais do que qualquer outra coisa porque realmente me exigiu bastante. Ele me fez fazer coisas que eu nunca sonhei que poderia. Às vezes, nos obrigava a fazer tudo como uma ópera, um balé ou uma comédia. E uma vez nos fez representar a última cena como se Desdêmona realmente fosse culpada. Eram como exercícios físicos, só que ele estava esquentando seu cérebro.'
Lá fora, na rua, aconteceu algo que me fez lembrar que ser uma atriz de sucesso é outra coisa. O automóvel de Geeson estava estacionado onde não deveria e, quando saímos do restaurante, um oficial carrancudo estava parado na frente dele, lápis pronto. 'Você não vai me dar uma desagradável multa de estacionamento, vai?', Judy implorou. '... Por favor'. Ele olhou para a figura loira esguia e o sorriso totalmente cativante, e congelou por um segundo. Então ele também sorriu e guardou o lápis com um encolher de ombros derrotado. Isso é o que chamo de atuação.
8.15 Em cores |
"Senhor Beebe, eu induzi o senhor em erro, eu mesma me iludi... o senhor pode me ajudar?" "É impossível expressar meu desgosto..." Judy Geeson e Charles Gray em cena de A Room with a View nesta noite: 8.15. |
A Room with a View
por E. M. Forster
adaptado para televisão por PAULINE MACAULAY
Uma apresentação A Play of the Month
Judy Geeson como Lucy Honeychurch
Charles Gray como Sr. Beebe
Robert Coote como Mr. Eager
Lally Rowers como Miss Lavish
Tom Chadbon como George Emerson
A luta do amor contra as convenções sociais da
Inglaterra Eduardiana.
Charlotte Bartlett..... KATE COLERIDGE
Sr. Emerson..... JOHN SHARP
Srta. Catherine Alan..... NORA NICHOLSON
Srta. Teresa Alan..... NELLY GRIFFITHS
Signora Bertolini..... QUEENIE WATTS
Vendedor de cartões postais.... ALBERTO ARCHETTI
Motorista italiano..... FRANCO DEROSA
Menina..... ELIANA PELATI
Sra. Honeychurcha..... GILLIAN MARTELI
Freddy Honeychurch..... BRIAN STIRNER
Cecil Vyse..... KENNETH FORTESCUE
Empregada em Windy Corner..... SALLY LEWIS
Cocheiro..... MICHAEL GUEST
Empregada da reitoria..... GERORGINA PATTERSON
Música por ELIZABETH POSTON
Iluminação PETER CATLETT
Designer TONY ABBOTT
Produtor CEDRIC MESSINA
Diretor DONALD MCWHINNIE
Judy conquistando Florence: pp. 8-9
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.