terça-feira, 20 de outubro de 2020

Forster e Woolf por Goldstein

Divulgação no Twitter de Bill Goldstein.


E. M. Forster e Virginia Woolf serão os temas centrais de uma aula, dividida em duas sessões, que será ministrada por Bill Goldstein, o autor de The World Broke in Two: Virginia Woolf, T. S. Eliot, D. H. Lawrence, E. M. Forster and the Year that Changed Literature. Confira a descrição publicada no site da 92Y Online Class.

E. M. Forster e Virginia Woolf foram amigos e rivais literários ao longo da vida e ler seus romances em conjunto ilumina os principais aspectos de suas realizações duradouras.

Nesta aula, leremos duas obras-primas da literatura inglesa do século XX: Howards End, de Forster, publicado em 1910, e To the Lighthouse, de Virginia Woolf, publicado em 1927.

Os romances são diferentes na forma - a história da família Ramsey, de Woolf, é um clássico do modernismo e a história das irmãs Schlegel, de Forster, uma obra aparentemente mais tradicional de ficção eduardiana - mas os temas que eles compartilham os ligam de maneiras inesperadas e iremos explorá-las. Em um ensaio escrito enquanto também trabalhava em To the Lighthouse, Woolf disse sobre Howards End: “Os personagens são extremamente reais para nós. A ordem da história é magistral... em um campo de batalha maior, prossegue a luta que ocorre em todos os romances do Sr. Forster - a luta entre as coisas que importam e as coisas que não importam, entre a realidade e a farsa, entre a verdade e a mentira.”

Discutiremos como Woolf avaliou Forster - e vice-versa - e como Woolf impulsionou a luta em seu próprio trabalho.

Leitura sugerida antes das aulas:

O ideal é que os participantes leiam Howards End e To the Lighthouse antes da primeira aula.

Na primeira sessão (22/10) discutiremos Howards End e também o ensaio de Virginia Woolf, The Novels of E. M. Forster.

Na segunda sessão (29/10) discutiremos To the Lighthouse.


Semana passada, publiquei a tradução do ensaio The Novels of E. M. Forster, que será discutido na primeira sessão da aula. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.