Conheça a ilha de E. M. Forster! Não, não estou me referindo à Grã-Bretanha. Forster tem sua própria ilha... pelo menos no site An Ocean of Books. Nesta página, podemos explorar um "grande mapa de um mar de literatura", em que cada ilha representa um autor e cada cidade representa uma de suas obras. O número impressiona: já são mais de 113 mil escritores (as) e mais de 145 mil livros.
A curiosa página, descrita como um "experimento poético", concentra diferentes categorias como História, Ciência, Poesia, Clássicos, Literatura infantil e Filosofia. A ilha de E. M. Forster está localizada em Romances e suas cidades são A Room with a View, Aspects of the Novel, Where Angels Fear to Tread, Howards End, A Passage to India e The Life to Come. A ausência de Maurice é sentida. Ao visitar a ilha, é necessário ampliar o mapa para que apareçam todas as "cidades literárias".
clique para ampliar
A ilhota forsteriana é vizinha da ampla ilha de Gabriel García Márquez, o que, ao contrário do que possa parecer, não acontece por acaso. O site explica que a distância entre os autores é calculada com base em sua complexa relação na internet. A partir desses valores, são geradas as posições através de uma técnica chamada Uniform Manifold Approximation and Projection (UMAP). O tamanho de cada ilha corresponde à dimensão da presença do autor na web. Então, embora os trabalhos de Forster e Márquez sejam bastante diferentes, existe uma considerável quantidade de artigos na internet mencionando os dois autores e os conectando de várias maneiras.
Além da ilha de Forster, também visitei as de outros(as) escritores(as) favoritos(as), como Jane Austen, Herman Melville, Emily Brontë, Frances Hodgson Burnett e Beatrix Potter. Divirta-se!
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.