quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Podcast sobre Maurice (1987)

Recentemente relançado em cinemas da Inglaterra e Irlanda, Maurice (1987) é o tema de um dos últimos podcasts publicados no site Her Head in Films. Mantida pela americana Caitlin desde 2016, a página concentra vários arquivos de áudio com opiniões e comentários sobre produções cinematográficas. Disponibilizado em 14 de agosto, Episode 72: James Ivory's Maurice (1987) tem duração de 2 horas e 11 minutos. Escute no player abaixo. 



Neste episódio, falo sobre o filme de 1987 de James Ivory, "Maurice". É baseado no romance de mesmo nome de E. M. Forster. Ambientado em 1910, conta a história de Maurice Hall, um jovem que frequenta a Universidade de Cambridge e se apaixona por Clive Durham. O filme os segue ao longo de vários anos, traçando o seu tumultuado relacionamento. Clive eventualmente se casa, e Maurice encontra amor com Alec Scudder, um homem que trabalha na propriedade de Clive. Produzido e lançado nos anos 80, no auge da epidemia de AIDS, "Maurice" é um filme que celebra e afirma o amor queer. Ele apresenta performances brilhantes de James Wilby, Hugh Grant e Rupert Graves, que estavam profundamente comprometidos com seus papéis. Neste episódio, eu falo sobre E. M. Forster, Merchant Ivory Productions, as filmagens de "Maurice", e eu explico por que esse filme romântico e sonhador continua a me encantar. 

No site Her Head in Films, vale muito a pena ler a página About, onde Caitlin conta como surgiu a ideia de criar e publicar podcasts sobre filmes. Além disso, ela também compartilha circunstâncias pessoais que a levaram a ter contato mais intenso com o cinema:

Quando meu pai morreu em 2006, o cinema era uma das coisas que eu procurava para consolo e conforto. Eu me sentava em teatros escuros, entrava em outros mundos e vislumbrava outras vidas. Foi a coisa mais próxima da cura que eu já senti. Também é o mais próximo que cheguei de sentir qualquer conexão real neste mundo. Para mim, o cinema tem salvado vidas.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.