Procurar capas de livros de E. M. Forster publicados mundo afora e compartilhar no blog são duas coisas que me causam muito entusiasmo. Em geral, as capas encontradas são de bom gosto ou pelo menos razoavelmente agradáveis aos olhos. Porém, vez ou outra me deparo com algumas bem inusitadas ou de qualidade duvidosa. Este último parece ser o caso das capas das edições publicadas pela Surjeet Publications.
Esta editora indiana - sim, dessa vez fui bem longe - mantém três obras de Forster em seu catálogo. Howards End, Where Angels Fear to Tread e claro, A Passage to India (que possui duas opções de capas). As cenas escolhidas para ilustrar as capas são coerentes com as histórias de cada livro, mas é meio inevitável ficar com uma impressão de amadorismo. Repare, por exemplo, nas fontes escolhidas (as mais comuns possíveis) e na sobreposição de cores das mesmas. Sem contar nas ilustrações em si, que, apesar de simpáticas, não transmitem muito esmero. Enfim, creio que os capistas não foram muito felizes nesses trabalhos, mas esta é apenas uma avaliação pessoalíssima. Se fosse escolher, a capa mais razoável seria a de A Passage to India, em tons vermelhos, brancos e pretos.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.