Dentre os artistas que integram a nossa série sobre elenco recorrente, o ator do post de hoje é o menos conhecido e que teve as participações mais limitadas. Este irlandês marcou presença em duas adaptações das obras de Forster, ambas dirigidas por James Ivory.
Mark Tandy
"[...] B. A. Risley, estudante de Trinity e parente do deão. Risley era moreno, alto e afetado. [...] quando falava, ou seja, quase sempre, empregava superlativos exagerados e poucos masculinos" (pág. 39, tradução de Marcelo Pen, Globo, 2006). Assim é descrito no livro o personagem interpretado por Mark Tandy em Maurice (1987). Pelo que foi apresentado no longa, o resultado foi bastante fiel. O extravagante Risley é um dos colegas do protagonista na Universidade de Cambridge e é no quarto dele que Maurice vê Clive pela primeira vez. Tratado como Lorde Risley no filme (e somente nele), o personagem cai numa armadilha, acaba preso em flagrante e é condenado por crimes ligados à conduta homossexual. Estas cenas inexistem no livro.
Em Howards End (1992), Mark Tandy faz uma brevíssima participação como um dos convidados do almoço oferecido por Margaret Schlegel em homenagem a Ruth Wilcox. Em duas falas simples, o personagem, sem nome, discorre rapidamente sobre servos. Bem que ele poderia ser o "modesto funcionário do Ministério da Educação" citado num trecho do capítulo IX, que aborda a reunião na casa dos Schlegel.
Imagens: Capturas de tela do acervo do blog.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.