Chegou o grande dia! Mais tarde, os astros e estrelas do cinema vão se reunir no Dolby Theatre, em Hollywood, para conhecer os vencedores do Oscar 2018. Aqui no blog, encerramos hoje a série de posts sobre as adaptações dos livros de E. M. Forster que tiveram espaço na premiação, faturando estatuetas ou figurando nas indicações.
Entre os quatro filmes indicados, acho que é possível afirmar que Howards End (1992) é o que obteve mais sucesso no Oscar. Sim, A Passage to India (1984) teve 11 indicações e faturou duas estatuetas. Já A Room with a View (1985) foi nomeado em oito categorias e triunfou em três. Howards End também conquistou três Oscars, porém, dois deles foram em categorias de grande destaque: Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado.
Comecemos com Emma Thompson. A inglesa, que deu vida a uma Margaret Schlegel irretocável, levou para casa o Oscar de Melhor Atriz. O prêmio foi entregue por ninguém menos que Anthony Hopkins, que também atuou no filme, como Henry Wilcox, marido da personagem de Emma. Aparentemente incrédula, ela subiu ao palco aplaudida por Vanessa Redgrave (Ruth Wilcox). Em seu discurso, Emma fez uma breve referência a E. M. Forster, ao agradecer o escritor por ter criado Margaret Schlegel.
Vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por A Room with a View (1985), a roteirista Ruth Prawer Jhabvala faturou mais um em 1993, desta vez por Howards End. Jhabvala também não compareceu à esta cerimônia e os co-apresentadores Anne Bancroft e Dustin Hoffman aceitaram o prêmio em seu nome.
vídeo por Oscars.
Outra categoria em que Howards End se sagrou vencedor foi Melhor Direção de Arte. A designer Luciana Arrighi (que nasceu no Brasil) e o designer Ian Whittaker subiram ao palco para receber suas estatuetas. Luciana cita a célebre epígrafe "Only Connect" em seu discurso.
O filme recebeu mais seis indicações, incluindo Melhor Atriz Coadjuvante para Vanessa Redgrave.
- Melhor Atriz Coadjuvante, para Vanessa Redgrave (Ruth Wilcox);
- Melhor Diretor, para James Ivory;
- Melhor Fotografia, para Tony Pierce-Roberts;
- Melhor Trilha Sonora Original, para Richard Robbins.
- Melhor Figurino, para Jenny Beavan e John Bright;
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.