O próximo livro do escritor sul-africano, Damon Galgut, aborda um tema que pode interessar bastante a nós, admiradores de E. M. Forster. Artic Summer trata sobre a primeira viagem de Forster à Índia, em 1912. Abaixo, traduzo a sinopse que encontrei no site da Atlantic Books, editora independente que vai lançar o livro no Reino Unido.
Em 1912, o SS Birmingham se aproxima da Índia. A bordo está Morgan Forster, romancista e homem das letras, que está embarcando em uma viagem de descoberta. Com Morgan no convés, a promessa de um futuro novo e estranho começa a tomar forma diante de seus olhos. As sementes de uma história começam a se reunir em sua mente: uma sensação de iminente ameaça, luxúria em limites próximos, sob um céu vazio, quente.
Serão doze anos e uma segunda viagem à Índia, até que seja publicada Uma Passagem para a Índia, grande obra literária de E. M. Forster. Durante esses anos, Morgan vai experimentar uma compreensão profunda de si mesmo como homem, além das sutilezas infinitas e a complexidade da natureza humana, trazendo grandes intuições para seu notável romance.
Uma exploração ficcional da vida e da época de um dos melhores romancistas da Grã-Bretanha, sua luta para encontrar sua maneira de ser e de viver, e uma evocação incrivelmente vívida da alquimia misteriosa do processo criativo, Arctic Summer é uma obra-prima literária, por um dos melhores escritores de sua geração.
O livro só será publicado no Reino Unido em 06 de março de 2014, mas já podemos começar a especular se seremos sortudos ao ponto dele ser traduzido para o português e lançado por aqui. Fiz uma pesquisa superficial e descobri que pelo menos três livros de Damon Galgut já foram publicados no Brasil em anos recentes, pelas editoras Companhia das Letras e Record. Esta última publicou duas obras do escritor em nosso país. Quem sabe não decidem publicar também Arctic Summer?
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.