quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Traduções de Maurice no Brasil

Cogitei iniciar a listagem das traduções da obra de E. M. Forster para o português brasileiro por A Passage to India, considerada sua obra-prima, mas a vontade de querer saber mais sobre as edições de Maurice em nosso país venceu a disputa. Antes de partir para a pesquisa mais minuciosa, eu supunha que havia três traduções disponíveis em nosso país, mas na verdade são apenas duas. Posteriormente, conto a vocês o que me levou a esse equívoco.

Pois bem. As únicas traduções de Maurice para o português brasileiro foram publicadas pelas editoras Rocco e Globo. Apesar de a editora Globo afirmar em seu texto de catálogo que é a primeira a publicar o livro no Brasil, é da editora Rocco a primeira edição do livro por aqui. Vejam abaixo mais detalhes de cada edição.

1. Editora Rocco
Ano de publicação: 1990
Tradução de Maria Helena Torres.

2. Editora Globo
Ano de publicação: 2006
Tradução de Marcelo Pen.




As informações sobre ambos os livros foram checadas no site da Fundação Biblioteca Nacional, um verdadeiro alívio para não ficar no campo das incertezas. Observando as capas, acho que podemos dizer que Maurice foi bem agraciado por estas terras. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.