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"HOWARDS END"
POR E. M. FORSTER
Um Romance Que Sugere a Obra de Galsworthy
Mas Carece da Força Galsworthiana.
A nota de placidez estúpida sobre a qual Howards End é concluído lembra a excelente quadra de Charles Godfrey Leland:
‘De gustibus’, ’t is stated,
‘Non disputandum est’.
Which means, when ’t is translated,
That all is for the best.
Como filósofo social, evidentemente, o Sr. Edward M. Forster ainda não chegou a quaisquer convicções muito positivas. Tendo inclinado de forma um pouco deferente em relação a cada uma das opiniões prevalentes, ele recupera graciosamente seu equilíbrio no obstáculo: ele não é combatente.
No entanto, Howards End é moldado à semelhança do romance psicológico-sociológico. Suas três famílias são evidentemente projetadas para resumir três estratos sociais distintos; a relação deles apresenta algumas possíveis fases da relação entre essas classes, e cada caráter individual consistentemente mantém sua própria 'atitude social' peculiar. As três famílias são os meio-alemães Schlegels, cultos idealistas da classe ociosa; os totalmente ingleses Wilcoxes, cabeças-duras, homens de negócios, e também os ingleses Basts, infelizes sub-cães do sistema social atual. Leonard Bast, um ignominioso escriturário de seguros, é uma presa com anseios imprudentes por aventuras culturais e espirituais. A responsabilidade por sua ruína financeira e moral e a ruína de sua esposa degradada pertencem ao Sr. Wilcox. Mas o Sr. Wilcox, que exemplifica a praticidade hábil, o sofisma intelectual, e a mancha de sensualidade característica do tipo que ganha dinheiro, é igualmente sem consciência - em ambas as acusações, sendo constitucionalmente avesso a todas as noções brandas de "responsabilidade pessoal".
Helen Schlegel, que insiste nas relações pessoais como as únicas coisas de valor na vida, e sobre a responsabilidade pessoal como o único remédio para a injustiça social, empreende, com impressionante generosidade, a ajuda às vítimas do Sr. Wilcox, apenas para ser ela própria arrastada para uma ligação com o infeliz Leonard. Resta à sua irmã Margaret exibir um idealismo mais sábio, sensatamente moderado por uma apreciação de valores práticos. Sua especialidade é 'ver a vida com constância e vê-la em sua totalidade'. Como segunda esposa do Sr. Wilcox, sua tolerância e simpatia a capacitam a perdoar os excessos de seu marido e de sua irmã, reconciliá-los e, na medida do possível, recuperar seus erros. Depois a morte violenta de Leonard, a conseqüente prisão do filho do Sr. Wilcox e o nascimento do filho ilegítimo de Helen - circunstâncias que o Sr. Forster contempla a partir de dimensões místicas, entoando, "Deixe Squalor ser transformado em tragédia, cujos olhos são as estrelas e cujas mãos seguram o pôr do sol e o amanhecer'. Howards End, a casa que a primeira esposa do Sr. Wilcox amou e com intenções proféticas desejava deixar para Margaret Schlegel, é concedida a ela, nos termos da vontade de seu marido, como uma espécie de recompensa de mérito, e a história termina com alegria total da parte do autor. ‘Tudo é para o melhor’.
Entre sua multiplicidade de 'motivos', o leitor de Howards End irá distinguir as contrapartes sombreadas de certos temas que têm sido tratados com maior vigor e discriminação pelo Sr. Galsworthy em The Country House, The Man of Property, e The Fraternity, e pela Srta. Sinclair em The Divine Fire. O trabalho do Sr. Forster parece ser uma comédia convencional. Para isso, seu senso de valores de caráter é inteiramente adequado, ao passo que sua maneira alegre e a astúcia jornalística da expressão lhe são úteis. Mas ele não evidencia poder nem inclinação para enfrentar qualquer problema humano vital."
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