quarta-feira, 21 de julho de 2021

Qual sua Howards End favorita?

Até hoje, o romance Howards End recebeu três adaptações para as telas, sendo duas para TV e uma para o cinema. Infelizmente, a primeira, de 1970, continua inacessível, com exceção de um trecho em vídeo de pouco mais de um minuto e algumas fotografias. Tenho bastante curiosidade em ver como era a Howards End - e aqui me refiro à casa propriamente dita - desta adaptação da BBC exibida pela primeira vez há mais de 50 anos, mas fico apenas na vontade. Desta forma, temos apenas as Howards End de 1992 e 2017 para comparar. Gosto de ambas, mas posso afirmar que tenho uma favorita. 

Peppard Cottage, a Howards End da adaptação de 1992. | Imagem: Captura de tela.

A locação da adaptação de 1992, dirigida por James Ivory, foi Peppard Cottage, na vila de Rotherfield Peppard, condado de Oxfordshire. A casa rural do século XIV se encaixou de forma impecável à história e ficou tão marcada como a mítica propriedade que, muito provavelmente, é a primeira coisa que passa pela cabeça dos apreciadores de Howards End quando pensam no romance ou no filme. De tijolos vermelhos, assim como descrito por Helen Schlegel no início da obra, o chalé é pequeno e encantador, com hera e flores cobrindo o alpendre e a fachada. Sem falar nos arredores, com sua luxuriante área relvada por onde Ruth Wilcox caminha já na primeira cena do longa.


Vann, a Howards End da minissérie de 2017.  | Imagem: Captura de tela.

Já a minissérie da BBC de 2017, dirigida por Hettie Macdonald, apresenta como sua Howards End uma casa que remonta ao século XVI, chamada simplesmente Vann e situada na vila de Hambledon, perto da cidade de Goldalming, condado de Surrey. De imediato já se percebe que a casa não é pequena, o que não corresponde à uma característica marcante descrita logo no início do livro e repetida outras vezes posteriormente: "Mal conseguimos nos espremer aqui dentro...", diz Helen na primeira carta enviada a Margaret. Típica casa rural inglesa, não tem como não julgá-la como bela e notável, porém, quando comparada a Peppard Cottage fica evidente que é menos "fotogênica" e pitoresca. As fotografias no site oficial de Vann deixam a impressão de que os arredores são talvez até mais ricos que os de Peppard, mas não chegam a compensar a casa em si, que é a parte mais importante nesse contexto.

Nem preciso dizer qual a minha favorita. Recentemente, após concluir uma releitura do romance, assisti ao filme de 1992 mais uma vez e a única coisa que me incomodou foi perceber que é possível avistar outras propriedades nas cercanias do chalé. A visão imaginada por mim sempre foi de que Howards End era mais retirada, próxima somente da fazenda onde moram os Avery. Porém, como tal "isolamento" não é explicitado no livro e na verdade é fruto da minha mente, não posso me queixar desse pormenor. 


Peppard Cottage, no condado de Oxfordshire. | Imagem: Captura de tela.

Uma curiosidade que me faz gostar ainda mais desta locação é a possibilidade de E. M. Forster tê-la visitado. Peppard Cottage pertenceu a Lady Ottoline Morrell (1873-1938), patrona das artes e conhecida do escritor, que inclusive o fotografou várias vezes no início dos anos 1920 (veja em O Álbum de E. M. Forster - Pelo olhar de Lady Ottoline Morrell). Forster era visitante regular de Garsington Manor, a residência de Lady Ottoline Morrell em Oxfordshire e é bastante provável que também tenha estado no chalé que muitos anos depois daria vida à sua Howards End nas telas do cinema. 

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