segunda-feira, 7 de junho de 2021

51 anos da morte de E. M. Forster

Foto: King's College Archive Centre, Cambridge.


Neste 07 de junho de 2021, a morte de E. M. Forster completa 51 anos. A fotografia acima é uma das últimas do escritor e foi tirada por Mark Lancaster em 14 de março de 1970, nos aposentos de Forster no King's College, em Cambridge. Ele está acompanhado do escritor 
Christopher Isherwood (1904-1986). 

Pouco tempo depois da morte do estimado amigo, Isherwood declarou: 



"Quando se está em contato com alguém como esse homem extraordinário, um dos modos de se perceber isso é o fato de você se sentir incapaz dos sentimentos mais mesquinhos que às vezes tem em relação a outras pessoas. Inveja, despeito... Morgan tinha todo tipo de amigos, todo tipo de relações profundas, com várias pessoas. Mas tenho absoluta certeza que sua amizade nos incluía a todos. E jamais sentimos que algo era tirado de um para ser dado a outro. Quando eu o vi, há alguns dias, parece naturalmente, ele estava externamente bastante decrépito, não conseguia andar bem, estava dobrado, mas parecia basicamente o mesmo, era basicamente o mesmo. E aceitava, curiosa e maravilhosamente, o que estava acontecendo. Não havia 'phatos', nada. Ele disse: 'Tomara que eu desligue rápido. Quando eu desligar'. E acrescentou: 'Sabe, às vezes, eu me sinto vazio, como se meu poder criativo tivesse chegado ao fim. Mas não me importo'. E eu disse a ele: 'Sabe, Morgan, 25 anos atrás, você me disse uma vez: Quando ficar mais velho, espero não ficar deprimido. Depois, você refletiu um pouco e respondeu a você mesmo: 'Não. Acho que não ficarei'. E não ficou." 

pela BBC em 14 de julho de 1970. Apresentado por James Mossman).

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.