A referência ao romance no título é mais que oportuna, visto que The Longest Journey é semiautobiográfico e o favorito de Forster. Em 50 minutos, o documentário faz um resumo da vida, personalidade e obra do escritor, destacando suas visões de mundo, influências e amizades. Quando o assunto é produção literária, o foco maior é exatamente em The Longest Journey e também em Maurice e A Passage to India.
Narrado pelo ator James Wilby, o eterno Maurice do filme de 1987 e Charles Wilcox em Howards End (1992), o documentário traz entrevistas com as biógrafas Wendy Moffat, autora de A Great Unrecorded History: a New Life of E. M. Forster, e Nicola Beauman, autora de Morgan: A Biography of E.M. Forster; com Bill Goldstein, autor de The World Broke in Two: Virginia Woolf, T. S. Eliot, D. H. Lawrence, E. M. Forster and the Year that Changed Literature; e ainda com os professores, Max Saunders, do King's College, Londres, e Santanu Das, pesquisador sênior do All Souls College, em Oxford. As adaptações cinematográficas são representadas pela atriz Helena Bonham Carter e pelo diretor James Ivory, além de imagens de arquivo do diretor David Lean contando as dificuldades para produzir A Passage to India (1984).
Selecionei estas informações da avaliação do DVD escrita por Greg Jameson e publicada no site Entertainment Focus. A mídia está sendo lançada pela Odyssey Television, mas antes disso o documentário já havia sido exibido no canal Sky Arts, em 08 de outubro de 2019.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.