
Durante a conversa nos aposentos de Forster, os tópicos variaram das recém publicadas memórias póstumas de J. R. Ackerley, a Leonard Woolf e uma reprodução de Menino conduzindo um cavalo, de Picasso, exposta numa das paredes.
Em ocasiões posteriores, Shone escutou do próprio Forster algo que ele já tinha expressado em entrevistas: The Longest Journey era o romance cujo resultado o deixou mais feliz. A obra de 1907 também era a favorita do jovem estudante de gradução.
Não foi fácil pinçar apenas um trecho do excelente artigo, mas escolhi este a seguir sobre os últimos dias de Forster:
"[...] depois de uma série de pequenos derrames, Forster estava enfraquecendo. Uma noite, quando fui tomar um drinque com Nick Furbank (amigo de Forster e futuro biógrafo), encontrei o quarto vazio, mas o ouvi chamar dos aposentos de Forster logo acima. Ele encontrou Forster no chão do quarto. Ajudei Nick a conduzi-lo para a poltrona. Ele estava sorrindo e alerta e parecia preocupado apenas por ter interrompido a noite. Ele nos divertiu quando perguntou ao Nick o que havia feito com sua recente Ordem do Mérito, e recebeu a resposta de que estava em segurança na gaveta de meias. Forster acrescentou que deitar no chão tinha algumas vantagens: ele gostava do ponto de vista diferente.
Após um derrame final no King’s, no final de maio de 1970, Forster morreu em 7 de junho. Nick me escreveu sobre seus últimos dias e funeral:
'Ele estava preocupado e infeliz durante os últimos dias no King’s, depois do derrame, mas não pelo medo da morte, que ele sempre disse que não o assustava: tenho certeza de que era verdade. A pessoa se sente mal ao ver as coisas em seu quarto. Não é tão triste quanto eu pensei que poderia ter sido, pois parece que durante todos os seus últimos anos ele estava tranqüilamente colocando seus pertences em ordem - não em ordem de torta de maçã [ordem perfeita, impecável], sendo Morgan. Antes, ele deu uma última olhada, arrumou uma gaveta aqui, deixou uma etiqueta ou uma mensagem para um amigo ali, como uma atividade humana agradável e alegre.'"
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.