sábado, 14 de julho de 2018

O Teatro E. M. Forster

Em 1893, após deixar a cidade de Stevenage, no Hertfordshire, Alice Clara Forster, acompanhada de seu filho Morgan, mudaram-se para o subúrbio da cidade de Tonbridge, condado de Kent, no sul da Inglaterra. O principal objetivo de Alice era matricular o filho numa escola qualificada e assim o jovem Forster, que então contava 14 anos, foi matriculado na conceituada Tonbridge School, escola exclusiva para meninos, fundada em 1553 (ao lado, o seu brasão).

Forster ingressou na escola em outubro de 1893 - no período anual chamado de Michaelmas Term - e estudou na instituição por quatro anos, até 1897. Lá, suas capacidades foram bem desenvolvidas, resultando em grande dedicação aos clássicos e prêmios em verso latino e ensaios em inglês. Posteriormente, o escritor relatou que essa época de sua vida foi infeliz, o que, segundo o site oficial da Tonbridge School, decorreu da rudeza e esnobismo existente nas escolas públicas inglesas. Não se pode descartar também uma outra razão para sua infelicidade: o distanciamento de sua estimada vida em Rooksnest

No verão de 2000 - 103 anos após deixar a escola e 30 anos após sua morte - E. M. Forster foi homenageado pela Tonbridge School com a inauguração de um teatro que leva seu nome. O E. M. Forster Theatre é o lar do Departamento de Artes Dramáticas da escola e parte integrante da comunidade escolar. O teatro recebe uma grande variedade de eventos e faz uma mistura eclética entre trabalhos escolares e profissionais, atraindo tanto o público da própria instituição quanto da comunidade local. Os programas incluem montagens de textos clássicos, contemporâneos, infantis, comédia, dança e música.




O site oficial da Tonbridge School resume bem as características do teatro:
O E. M. Forster Theatre foi inaugurado no verão de 2000 e contém um auditório principal, um estúdio, uma oficina e salas de aula. O moderno arco de teatro proscênio acomoda 370 pessoas confortavelmente, com excelentes vistas panorâmicas e excelente acesso para deficientes. É um teatro altamente adaptável com um grande palco, poço de orquestra, iluminação avançada, som e recursos audiovisuais. Também situado dentro do complexo, há um estúdio de teatro, com capacidade para até 90 pessoas, que é bem adequado para performances em pequena escala e experimentais. A equipe é composta por um gerente de teatro, um diretor de marketing, dois técnicos e dois assistentes de guarda-roupa de meio período.

Num mesmo complexo, o teatro está conectado ao Vere Hodge Centre, que reúne todas as instalações criativas e práticas da escola em um prédio integrado, projetado para permitir a maior flexibilidade de interação entre os vários departamentos, todos com suas contribuições para o trabalho teatral.

Uma curiosidade adicional é de que a Tonbridge School promove uma competição intitulada E. M. Forster Prose Fiction, na qual os estudantes submetem suas criações literárias à apreciação de um jurado capacitado. 


A peça Peter Pan é uma das várias produções que já foram apresentadas no E. M. Forster Theatre.



Mais informações:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.