Como consumidor de livros usados, creio que uma das melhores coisas é imaginar os lugares por onde meus exemplares já passaram e as pessoas às quais pertenceram. Muitas vezes é possível ter pistas sobre isso através de anotações nas páginas das obras, o que torna tudo muito mais instigante. O livro de E. M. Forster que destaco neste post é um desses que tem história para contar.
Lançado em 1936, pela extinta editora londrina Edward Arnold, este Howards End tem 82 anos de publicação, o que já é um bom começo. Por quantos lugares e mãos ele deve ter passado em quase um século? Esse exemplar traz algo imensamente especial: uma assinatura legítima de seu autor na página de rosto. Traz também uma dedicatória de seu antigo dono, o escritor e poeta anglo-americano W. H. Auden, que escreveu na folha de guarda:
"To Bill and Phil, with best wishes for their future happiness. From Wystan."
"Para Bill e Phil, com os melhores votos de sua felicidade futura. De Wystan"
É presumível que W. H. Auden (Wystan Hugh Auden) pediu a Forster que assinasse o livro e em seguida fez sua dedicatória para presentear seus amigos. Grande admirador de Forster e sua obra, Auden dedicou o livro Journey to a War (1939) ao escritor. Obra esta escrita a quatro mãos com seu amigo Christopher Isherwood, que, aliás, também pode ter sido o intermediador na obtenção da assinatura, já que era um amigo em comum dos dois escritores. A edição está à venda no site Royal Books, que a descreve como "uma cópia atraente e uma poderosa associação entre duas gerações de gigantes literários britânicos." O preço, como era de se esperar, é salgado, mas certamente vale a pena para quem tem condições de adquiri-lo.
2 comentários:
Imagina a sensação única ter algo assim em mãos? Realmente vale muito a pena.
Lúcio,
É um sonho.
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.