sexta-feira, 22 de junho de 2018

Conecte-se à arte

Jupiter Artland é um museu de arte contemporânea a céu aberto localizado em Edimburgo, na Escócia. Trazendo para a nossa realidade brasileira, trata-se de um museu do mesmo estilo da Oficina Cerâmica Francisco Brennand, em Recife, Pernambuco e do Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.

No museu escocês estão expostas várias obras de arte deslumbrantes e intrigantes assinadas por artistas do país. Situado numa propriedade privada, o museu oferece mapas aos visitantes para orientá-los em meio às exposições, mas não há rotas definidas e eles podem ficar à vontade para descobrir por conta própria as maravilhas espalhadas pelo local. Entre todas as instalações, o destaque vai para Weeping Girls, um conjunto de garotas chorosas e birrentas da escultora Laura Ford e para os campos terraplanados cercados por lagos, intitulados Cells of Life e concebidos por Charles Jencks. Eles não lembram aqueles terraços de arroz asiáticos?


Porém, o motivo pelo qual dedico um post ao Jupiter Artland é uma obra que contém duas palavras emblemáticas: Only Connect, a epígrafe de Howards End. A frase está inscrita em dois marcos posicionados em cada lado de uma pequena ponte em arco, feita de calcário da Nortúmbria. Criada por Ian Hamilton Finlay, a escultura duplicada é bem simples, mas contém um significado poderoso, pois exorta o visitante a fazer algo primordial, que é se conectar ao local e às pessoas para apreciar verdadeiramente toda a arte memorável do Jupiter Artland

Já falecido, Ian Hamilton Finlay certamente deve ter sido um admirador da obra de E. M. Forster ou, no mínimo, de Howards End. Para acessar a página de Only Connect no site oficial do museu, clique aqui. Lá também constam um resumo biográfico de Finlay e links para páginas sobre outras obras criadas pelo artista também expostas no Jupiter Artland





Mais imagens e informações:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.