sábado, 3 de janeiro de 2015

Mais que simples teclas

Steve Soboroff é um empresário e chefe da Comissão de Polícia de Los Angeles que também se dedica a colecionar máquinas de escrever que pertenceram a personalidades históricas. Uma de suas últimas aquisições foi a máquina de escrever de E. M. Forster, arrematada num leilão da casa londrina Bonhams, em março do ano passado. Soboroff pagou £ 6.875 pela peça da marca Oliver, que você vê logo abaixo.


Segundo anunciou o site da Bonhams na ocasião do leilão, Forster utilizou esta máquina para escrever suas primeiras criações literárias. Posteriormente, a peça teria sido dada a Bob Buckingham, com quem manteve um relacionamento amoroso. Herdada pela viúva de Bob, May Buckingham, a máquina foi parar nas mãos de Jennifer Mezciems por volta de 1980. As duas haviam se tornado amigas após Jennifer comprar Stivichall, em Coventry, a casa do casal Buckingham onde Forster morreu.

A máquina de escrever está em boas condições de funcionamento, necessitando apenas de limpeza e lubrificação. Ela já foi exibida na biblioteca da Universidade de Warwick e em outros lugares. Atualmente está em exposição na mostra From the Page to the Screen, em Beverly Hills, Califórnia. A exibição é organizada pelo próprio Steve Soboroff, sendo a primeira vez que todas as 28 máquinas de sua coleção estão expostas no mesmo lugar. Além da peça de Forster, também estão em exposição, entre outras, as máquinas de Orson Welles, George Bernard Shaw, Marilyn Monroe, Ray Bradbury, John Updike, Truman Capote, Tennessee Williams, Ernest Hemingway e John Lennon.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.