segunda-feira, 24 de novembro de 2014

The Story of a Panic no Brasil

Além de The Machine Stops, o conto The Story of a Panic também possui uma tradução para o nosso idioma. Foi através de uma dica da tradutora Denise Bottmann que fiquei sabendo da existência dessa tradução. Mais uma vez obrigado, Denise.

Novamente contando com a contribuição de pessoas que amam literatura, obtive o nome das tradutoras com Claire Scorzi, que respondeu meu questionamento em um dos seus vídeos no YouTube. Obrigado, Claire. A tradução é assinada pelas irmãs Maria da Saudade Cortesão e Judith Cortesão. Por aqui, o conto recebeu o título História de um Pânico

The Story of a Panic foi publicado pela primeira vez em 1904, na Independent Review. No Brasil, o lançamento da tradução data de 1944, como parte da antologia Ingleses: Antigos e Modernos. Esta antologia foi lançada pela editora Leitura e integrava a coleção Contos do Mundo. A organização ficou por conta de Rubem Braga.

   
Algumas capas de edições citadas no post.

Esta mesma compilação seria reeditada nos anos subsequentes e em 1963, a editora Tecnoprint passou a publicá-la com o título O Livro de Ouro dos Contos Ingleses. Também tive conhecimento da existência de edições com o nome O Livro de Bolso dos Contos Ingleses, mas não sei precisar seus anos de publicação. As últimas reedições são da Ediouro, com o título Contos Ingleses - Os Clássicos, sendo que a mais recente data de 2004.

Enfim, as informações sobre as não tão poucas publicações de História de um Pânico ainda estão um pouco escassas, mas assim que comprar as edições poderei informá-los de maneira mais clara e ampla.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.