Em primeiro plano, Maurice, Clive e Risley num punt no Rio Cam, com Clare Bridge ao fundo. | Captura de tela do blog. |
A Ponte Clare, sobre o Rio Cam, um dos locais de filmagens de Maurice, de 1987, ficou em primeiro lugar no ranking. Na cena do filme em que a ponte aparece ao fundo, Maurice, Clive e Risley fazem reflexões enquanto navegam num daqueles punts de Cambridge. Assuntos teológicos e "o vício indizível dos gregos" dão o tom da conversa. No livro, esta cena faz parte do capítulo 7 e se passa no quarto de Clive, sem a presença de Risley. Abaixo, traduzo o trecho do ranking referente à Clare Bridge, por constarem algumas curiosidades bem interessantes.
A mais antiga de todas as pontes de Cambridge, Clare Bridge é notoriamente adornada com 14 bolas de pedra perfeitamente redondas - em uma delas está faltando um grande parte, como uma fatia cortada de um cilindro de queijo.
Ninguém sabe para onde foi o pedaço ausente; uma explicação apócrifa, dada por membros da própria faculdade, diz que o construtor não recebeu o valor total combinado pelo seu trabalho e assim removeu um pedaço para compensar a diferença.
A ponte, e a seção de rio que ela atravessa, é apenas um dos muitos pontos de referência a Cambridge que aparecem em Maurice, o filme da Merchant Ivory baseado no romance homônimo de E. M. Forster.
Ao contar uma história de amor homossexual no início do século 20 na Inglaterra, o filme de 1987 impulsionou para a fama suas três estrelas do sexo masculino - James Wilby, Hugh Grant e Rupert Graves.
Quando Maurice (Wilby) chega a Cambridge, ele embarca primeiramente numa amizade, e em seguida, num caso de amor, com o rico, bonito e aristocrático Clive Durham (Grant). O dois são vistos remando ao longo do Cam, sob a Clare Bridge, antes de terem um encontro amoroso sossegado num prado ribeirinho perto de Ely.
Na formatura, Clive finalmente sucumbe à família e à pressão social e se casa, quebrando o coração de Maurice. Anos mais tarde, Maurice finalmente encontra o amor com o guarda-caça do próprio Clive, Alec Scudder (Graves).
Assim como as filmagens em Clare - fundada em 1326, é a segunda faculdade mais antiga a sobreviver na universidade após Peterhouse - cenas para Maurice foram registrados em Trinity e King's.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.