O site Good Housekeeping entrevistou a escritora Philippa Gregory para sua série The books that shaped me (Os livros que me moldaram) e ela citou E. M. Forster em uma de suas respostas. Gregory escreveu livros como The Other Boleyn Girl (que ainda pretendo ler) e The White Queen, tendo se tornado a autora de ficção histórica mais vendida.
O livro que você gostaria de ter escrito...Novamente, tantos! Eu gostaria de ter escrito tudo de Jane Austen, certamente tudo de E. M. Forster. Tenho uma biblioteca cheia de clássicos que adoraria ter escrito, cada um deles masterclasses em narrativa e linguagem. Todos eles moldaram minha carreira de escritora. Ler bons romances é o único conselho que dou a quem quer se tornar um autor. No caso de Austen e Forster, eles escrevem com grande simplicidade, as frases são realmente transparentes. Não há nada de grandioso ou pomposo na escrita e faz com que os livros pareçam simples quando na verdade são em camadas e complexos. Penso em Austen em particular como pioneira em um estilo particularmente "inglês" de escrever romances: doméstico, em pequena escala, de estilo modesto. É enganoso, por trás das pequenas cenas há toda uma compreensão do mundo, uma visão compassiva, e uma sabedoria que é tudo, menos pequena.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.