terça-feira, 3 de julho de 2018

Um Maurice brasileiro

Esley Zambel dá vida a Clive Durham (à esquerda) e Andreane Lima interpreta o protagonista Maurice Hall (à direita).


Após divulgar adaptações teatrais realizadas na Inglaterra e nos Estados Unidos - que, sem dúvidas, são os países com o maior número de peças baseadas em obras de E. M. Forster - tenho a feliz oportunidade de dedicar um post a um espetáculo produzido no Brasil. E melhor ainda, uma adaptação do meu livro favorito de Forster: Maurice.

A peça é produzida pela Cia. de Teatro Sala 3 e será apresentada nesta quarta-feira, 04, no Teatro Goiânia, na capital de Goiás. Não se trata de uma estreia, pois o espetáculo foi apresentado pela primeira vez em 10 de dezembro de 2014 e desde então passou por palcos de estados como Goiás, Paraná e Bahia. sessão de amanhã é especial, pois faz parte das comemorações de 15 anos da Cia. de Teatro Sala 3, cuja programação também inclui outros espetáculos, oficinas, workshops, residência artística e ocupações urbanas. 

A descrição "livremente inspirada na obra de E. M. Forster" nos leva a crer que a peça não apresenta muita fidelidade ao romance, mas certamente vale muito a pena conferir essa que é uma das poucas adaptações nacionais da obra póstuma mais famosa do escritor. Com direção de Altair de Sousa, Maurice tem dramaturgia de Andreane Lima, que também interpreta o protagonista. Clive Durham, por sua vez, é interpretado por Esley Zambel. Em matéria publicada em novembro de 2016, no site O Hoje, o diretor Altair de Sousa compartilha uma informação lamentável: 
“Nós contamos com o apoio da UFG agora, mas normalmente, há uma falta de patrocínio a Maurice por causa do tema”. Ele diz que pensa em inscrever o espetáculo em editais que contemplem especificamente o tema da diversidade. “Nós já inscrevemos muitas peças antes, todas passam, menos Maurice”, ele relata.

Revoltante, não é mesmo? Um post no Facebook oficial da companhia, datado de maio último, traz a ótima notícia que Maurice será apresentada em outros estados em 2019. Será este um feliz indício de que a realidade contada por Altair não é mais assim tão injusta? Espero que a circulação nacional signifique que a peça conseguiu os patrocínios e o apoio merecidos. Desde já, dedos cruzados para que o espetáculo venha para minha cidade.

Data: 04/07/2018;
Horário: 20h;
Local: Teatro Goiânia;
Endereço: Rua 23, esquina com Avenidas Tocantins e Anhanguera, nº 252, Centro;
Ingressos: Gratuito;
Gênero: Drama;
Classificação: A partir de 16 anos;
Duração: 1h15 min.


Mais informações:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.