quarta-feira, 18 de julho de 2018

O amor de Bob e Forster no teatro

Bob Buckingham e E. M. Forster representados no material de divulgação de Nonsense and Beauty. | Imagem: The Rep.


Sempre que noticio peças de teatro aqui no blog é inevitável sentir vontade de assisti-las pessoalmente. A de hoje me despertou uma vontade ainda maior em razão do tema central: o relacionamento duradouro de E. M. Forster e Bob Buckingham. Intitulada Nonsense and Beauty, a peça começou a ser desenvolvida há 24 anos pelo dramaturgo norte-americano Scott C. Sickles. Desde então, o roteiro passou por mudanças, foi lido em festivais dramatúrgicos e rejeitado por várias companhias por causa do teor homossexual. 

O impulso que faltava ocorreu numa das edições do Gulfshore Playhouse's New Works Festival, na cidade de Naples, Flórida. Durante as leituras e oficinas, Sickles se sentiu encorajado e começou a retrabalhar a peça com mais afinco, levando em consideração as sugestões de outros participantes do evento. Uma das primeiras mudanças foi no título, alterado de Shepherd's Bush para Nonsense and Beauty. A inspiração foi extraída de uma célebre citação de Forster, presente na primeira parte do romance The Longest Journey (1907): "Nonsense and beauty have close connections" ("Absurdo e beleza possuem ligações íntimas", na tradução de Alfredo Barcellos para a Rocco, 1985).

Outra mudança foi a remoção da cena inicial da peça, que mostrava Forster em seu leito de morte. Sickles, inicialmente, resistiu à esta sugestão, mas acabou cedendo ao ver o resultado na prática. Um feedback que também o marcou foi o de que ele não precisava representar cada momento das vidas dos personagens principais. Somadas, as alterações resultaram em várias passagens totalmente novas.

A peça derivada de toda essa dinâmica finalmente ganhará os palcos em 2019, com direção de Seth Gordon e produção da companhia The Repertory Theatre St. Louis (The Rep), do estado do Missouri, nos Estados Unidos. O espetáculo será apresentado de 6 a 24 de março e integra a temporada 2018-2019 do Studio Theatre, da própria companhia.

Em abril deste ano, a leitura de Nonsense and Beauty foi uma das atrações do Ignite! Festival of New Plays, realizado pela The Rep, e é provável que alguns dos atores e atrizes participantes também estejam na peça. A leitura contou com Jeffrey Hayenga interpretando E. M. Forster e David Christopher Wells no papel de Bob Buckingham. Outros personagens listados são J. R. Ackerley (escritor, amigo de Forster e autor da biografia E. M. Forster: A Portrait, publicada em 1970), May Buckingham (esposa de Bob Buckingham) e a mãe de Forster, Lily. 



Mais informações:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.