Em maio de 2016, meses após a BBC anunciar a produção da minissérie Howards End, comecei a produzir um post no qual escalava atores e atrizes que considerava ideais para o elenco desta nova adaptação. Tratava-se de um post feito por puro divertimento, no qual buscava imaginar atores e atrizes que, provavelmente, se encaixariam muito bem aos personagens criados por Forster. Pois bem. Este post não foi publicado na época e manteve-se como um rascunho durante todo esse tempo, visto que logo em seguida tive que interromper temporariamente as atividades do blog. Quando voltei a atualizá-lo, em fevereiro deste ano, a minissérie já havia sido produzida e exibida e considerei que o post havia perdido sua finalidade.
Hoje, porém, analisando o rascunho, não vejo mais problemas em divulgá-lo, já que consiste em algo feito apenas para entretenimento sem compromisso com a realidade. Dito isto, trago agora o elenco fictício que imaginei em 2016 (com exceção de duas mudanças). Já tive a oportunidade de assistir pelo menos um filme, série ou minissérie com cada um desses atores e atrizes listados abaixo e, na minha opinião, são profissionais muito competentes que comporiam um elenco afiado para uma adaptação de Howards End. Após breves considerações sobre cada artista, adiciono recomendações de filmes e séries através dos quais pude apreciar suas atuações.
Os Schlegel
Michelle Dockery como Margaret Schlegel
Como fã desta atriz britânica, seria um verdadeiro sonho vê-la interpretando Margaret Schlegel. Além de dar um frescor à personagem, poderíamos contar com toda sua elegância na tela.
Já vi e recomendo: Downton Abbey (2010-2015) e Good Behavior (2016-).
Carey Mulligan como Helen Schlegel
Carey Mulligan é sempre uma atriz ideal para personagens de temperamento forte. Chego até a devanear com a sua atuação nas cenas passadas no casamento de Evie Wilcox, na qual Helen aparece acompanhada do casal Bast: "They're starving! [...] I found them starving!"
Já vi e recomendo: Pride & Prejudice (2005) e An Education (2009).
Lucas Hedges como Theobald 'Tibby' Schlegel
Conheci o trabaho deste jovem ator recentemente e creio que ele daria um excelente Tibby. A adição de óculos, como na adaptação de 1992, poderia ser uma interessante ideia de caracterização. Anteriormente, havia escolhido o ator Kevin Zegers para este papel, mas creio que a sua idade não é mais coerente com o personagem.
Já vi e recomendo: Three Billboards Outside Ebbing, Missouri (2017) e Lady Bird (2017)
Maggie Smith como Tia Juley Munt
É lógico que o meu elenco dos sonhos teria que contar com uma das melhores atrizes em atividade. Sem dúvidas, esta foi uma das escolhas mais fáceis. Apenas imaginemos Maggie Smith dando vida à tia Juley na cena do mal-entendido com Charles Wilcox no automóvel, ao se dirigir para Howards End. Suas expressões e olhares seriam impagáveis.
Já vi e recomendo: The Secret Garden (1993) e The Lady in the Van (2015).
Os Wilcox
Timothy Dalton como Henry Wilcox
Timothy Dalton é um ator que se encaixa perfeitamente no papel de patriarca austero e homem de negócios. Certamente daria vida à um Henry Wilcox acurado.
Já vi e recomendo: Wuthering Heights (1970) e Penny Dreadful (2014-2016).
Charlotte Rampling como Ruth Wilcox
O olhar desta atriz inglesa transmitiria toda a doçura, altruísmo e onisciência da matriarca dos Wilcox.
Já vi e recomendo: The Duchess (2008) e 45 Years (2015).
Dan Stevens como Charles Wilcox
Depois de ver Dan Stevens interpretando o benevolente e sensato Matthew Crawley em Downton Abbey, apreciar sua atuação como o agressivo, egocêntrico e criminoso Charles Wilcox seria uma experiência única.
Já vi e recomendo: Sense and Sensibility (2008).
Lily Rabe como Dolly Wilcox
A atriz americana cairia como uma luva no papel da tola e indiscreta esposa de Charles Wilcox. Imagino suas expressões ao perceber que havia falado o que não devia.
Já vi e recomendo: American Horror Story (2011-) e The Whispers (2015).
Leo Suter como Paul Wilcox
Este jovem e ainda pouco conhecido ator poderia dar vida ao filho mais novo da família Wilcox. Apenas seria uma pena vê-lo tão pouco na tela, já que o personagem tem raras aparições. A escalação fictícia deste ator também sofreu alteração: no rascunho, o escolhido era o ator J. J. Feild, mas novamente a idade motivou a troca, já que Paul Wilcox é um jovem rapaz.
Já vi e recomendo: Victoria (2016-).
Laura Carmichael como Evie Wilcox
Mais uma atriz que atuou em Downton Abbey entra neste elenco fictício. Laura Carmichael tem a cara de produções de época e acho que ela também tem a cara da filha dos Wilcoxes.
Já vi e recomendo: Downton Abbey (2010-2015).
Os Bast
Tom Sturridge como Leonard Bast
Conheço este ator por apenas uma produção, igualmente de época, mas na minha imaginação seria uma escalação adequada para o papel do pobre e frustrado jovem que tem um papel fundamental no romance.
Já vi e recomendo: Effie Gray (2014).
Samantha Morton como Jacky Bast
Para este papel é necessária uma atriz mais velha que o ator que interpreta seu companheiro, Leonard. A consagrada atriz Samantha Morton é notória por seu talento e fecha esta escalação fictícia de Howards End.
Já vi e recomendo: Emma (1996) e Miss Julie (2014).
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.