Mais um conto da coletânea The Celestial Omnibus and Other Stories (1911) agora está mais acessível ao público brasileiro. Trata-se de Other Kingdom, que teve tradução para a nossa língua publicada no nº 42 da revista Cadernos de Tradução, do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A tradução do conto de Forster é assinada por Vinícius Ritter, acadêmico do curso de Bacharelado em Letras Português-Inglês da UFRGS. O trabalho foi feito sob orientação da Profª Drª Rosalia Angelita Neumann Garcia e teve revisão de Liziane Kugland de Souza.
Confira a seguir um trecho do prólogo escrito por Ritter:
Na coletânea The Celestial Omnibus and Other Stories (1911), a mitologia grega com frequência se vê justaposta com a cristã. Em Outro Reino, [...], o romance entre o inglês Sr. Affluent e a irlandesa Srta. Beaumont, personagens inspirados no mito grego de Apolo e Dafnem simboliza a possessão justificada pela turbulenta questão geopolítica da Inglaterra/Irlanda e pela relação homem/mulher. O mito da ninfa Dafne (Srta. Beaumont) nos conta sobre quando ela foi atingida por uma flecha de chumbo do deus Apolo (Sr. Affluent) para induzi-la ao amor. O ato falhou e, infestado com a rejeição, Apolo transforma Dafne em um loureiro, a árvore sagrada cujos ramos ele carrega sempre consigo, pois seria a única maneira de mantê-la ao seu lado.
Leia a tradução do conto através do link: Outro Reino (Other Kingdom). Parabéns a Vinícius Ritter pelo trabalho. E claro, nossos agradecimentos pela oportunidade de ter acesso à esta obra de Forster em nossa língua materna.
Em tempo: Como sabemos, até o momento nenhuma coletânea de contos de E. M. Forster recebeu uma tradução para o português brasileiro. O que temos são traduções de alguns contos avulsos que, de acordo com minhas pesquisas, totalizam quatro (incluindo a informada neste post). Lembrando que você sempre pode consultar a listagem de traduções nesta página, que está sendo atualizada a cada novidade.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.